Individualizar água em prédio antigo é um serviço bastante requisitado após a criação da Lei do Hidrômetro, formalmente conhecida como Lei 13.312/2016. 

Essa legislação determina que os edifícios construídos a partir de 2021 devem ter água cobrada individualmente, mas boa parte dos moradores de prédios antigos desejam ter essa facilidade em suas residências.

Se você faz parte desse grupo continue no texto! Aqui nós iremos abordar os benefícios de se individualizar água em prédio antigo e algumas considerações importantes na hora de recorrer ao serviço.

Por que individualizar água em prédio antigo?

Em construções antigas, o sistema hidráulico é unificado, de modo que todo o consumo de água é dividido igualmente entre todos os moradores. 

Isso incomoda muitas pessoas, pois a cobrança de água de modo individual seria uma forma mais justa de cada um arcar com os seus gastos.

Além disso, um dado interessante é que  a cobrança individual de água em prédios reduz consumo em até 40%

Um dos motivos disso, é que dessa forma cada morador tem mais consciência do quanto está usando e consegue definir estratégias para economizar. 

Poupar água, especialmente em tempos de crise hídrica, é algo que todos devem prezar, mas quando a cobrança não ocorre de forma unificada, fica difícil controlar os gatos.

Mas, para individualizar água em prédio antigo é preciso ficar atento a alguns detalhes. Vamos descobrir quais são!

Considerações importantes na hora de individualizar a água

O primeiro ponto a ser observado é identificar de qual tipo é o seu prédio. Edifícios construídos até 1985 possuem uma rede hidráulica de aço galvanizado.

Um sinal de que a individualização de água deve ser feita é quando começa a ocorrer casos de vazamentos de água e entupimentos. Nesse cenário deve ser feito um novo projeto hidráulico que substituirá o antigo.

O projeto possui três etapas:

  1. Elaboração do projeto: essa fase diz respeito ao desenvolvimento do projeto de atualização do sistema hidráulico, preferencialmente para uma rede que utiliza tubos de PVC.
  2. Conexão da rede primária: a nova rede primária deve ser conectada aos pontos de entrada de água de cada uma das unidades do edifício. A realização desse processo pode ser feito externamente e quando finalizado, ser coberto com acabamento em sancas. 
  3. Remoção da instalação antiga: com a colocação da nova rede primária, é chegado o momento de retirar a antiga. Após esse processo os hidrômetros individuais já podem ser instalados.

É importante reforçar que todas as etapas dessas obras são de inteira responsabilidade dos condôminos, bem como a manutenção.

Por isso, para realização dessas melhorias é preciso que antes seja feita uma Assembleia Condominial na qual os moradores possam se posicionar a favor ou contra.

Outra consideração importante, é sempre recorrer a uma empresa especializada para individualizar a água em prédio antigo. É uma obra complexa que precisa ser executada por profissionais competentes. 

Gostou das nossas dicas? Para saber qual é o hidrômetro ideal para condomínios continue no nosso blog!