Problemas com tubulações e vazamento são muito mais comuns do que imaginamos. Além do prejuízo financeiro e material, encanamento furado, válvula gasta ou infiltrações podem causar desperdício de um bem atualmente escasso no mundo. Mas não se preocupe, pequenas ações podem ajudar a identificar, conter e consertar o vazamento de água, sem obras desnecessárias.

Passos para consertar vazamento de água

Manchas na parede ou no teto, umidade e pontos de mofo são alguns dos sinais de que há algo de errado com as tubulações. Você sabia que um pequeno furo ou rachadura no cano pode causar um grande vazamento devido a pressão? 

Para evitar o desperdício, é importante verificar de onde vem o vazamento e, posteriormente, se há algum encanamento na área. Importante notar, no entanto, que a tubulação pode ser complexa, dificultando a identificação. Afinal, é possível que o problema venha dos sifões, canos visíveis, canos de paredes, torneiras e muito mais.

Neste sentido, a ajuda de um  profissional pode ser valiosa. Além disso, separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar complicações e consertar o vazamento de água. Confira abaixo:

Manutenção preventiva nas tubulações

Grande parte dos problemas nas tubulações está relacionada à falta de manutenção ou mau uso dos sistemas. Assim como acontece com a rede elétrica, as instalações hidráulicas precisam passar por uma manutenção periódica, garantindo a conservação e pleno funcionamento.

Além disso, é uma forma de identificar e corrigir situações antes mesmo que elas aconteçam, prevenindo contra problemas futuros. Por isso, uma boa dica é ter parceiros que realizam esse acompanhamento, além de averiguar mensalmente a conta de água.

Use a tecnologia a seu favor

Com o avanço da tecnologia, novos sistemas e softwares surgiram de modo a facilitar o dia a dia dos profissionais. Neste sentido, utilizá-los para identificar onde há um fluxo maior de água ou de onde vem o vazamento pode ser de grande ajuda.

Aposte em tapa furos

Simples, rápida e prática, a utilização de tapa furos em uma emergência pode ser fundamental para evitar um dano ainda maior. Basicamente, trata-se de um pedaço de PVC aplicado no vazamento de modo a estancar a passagem de água para fora, eliminando o problema por completo. Apesar de ser um método definitivo, que pode evitar a troca de toda a tubulação, é importante contar com o apoio de um profissional para garantir a utilização correta. 

Ainda neste sentido, uma empresa especializada ou mão de obra qualificada podem ser fundamentais para evitar que os problemas tomem grandes proporções. Isso porque, os e encanamentos são estruturas complexas, que passam por paredes e pisos em toda a extensão do empreendimento. 

Assim, o conhecimento técnico e a prática desses profissionais podem tornar todo o procedimento mais eficaz, de uma forma ainda mais rápida. Preparados para realizar manutenções preventivas e acompanhar todos os processos, eles contam com materiais e soluções hidráulicas que garantem o bom funcionamento do sistema. 

Gostou das dicas? Aproveite para conferir neste artigo as principais falhas nas instalações hidráulicas.

Acompanhe o blog da Hidrauconex para ter acesso a novos conteúdos sobre o assunto e conheça mais sobre nossos produtos em nossa loja online.