Para fazer uma instalação hidráulica na obra eficiente, é imprescindível contar com a ajuda de profissionais qualificados e dos materiais corretos. A instalação hidráulica é uma das partes mais importantes de uma obra, pois é responsável pela distribuição e escoamento de água de todo o imóvel.

Confira neste artigo algumas informações essenciais para você que vai construir e quer entender as etapas da instalação hidráulica na obra.

O que é instalação hidráulica?

Como dissemos anteriormente, a instalação hidráulica é responsável pela captação, distribuição e escoamento de água e é composta pelas instalações de água quente e fria, coleta de esgoto e águas pluviais.

Instalação de água fria e quente

O sistema de água fria visa o abastecimento dos pontos de água, como pias, tanques, torneiras e chuveiros, que serão utilizados em todo o imóvel.

Já a rede de água quente depende do tipo de sistema de aquecimento que será utilizado nas instalações. Geralmente, o mais utilizado é o aquecedor solar, que é composto por uma placa solar, tubulações e boiler.

Caixa de água

A caixa de água é um item imprescindível para toda obra, deve ser instalada somente após o término do telhado e, dependendo do tamanho da construção, pode ser necessária mais de uma.

Rede de água pluvial

É o sistema responsável pelo escoamento da água da chuva e é feito por meio de calhas que direcionam a água para tubos de coleta ou sarjeta até a frente do imóvel.

Rede de esgoto

É por ela que são retirados todos os efluentes gerados no sistema hidráulico. A água suja passa pela caixa de gordura do imóvel antes de ser despejada na rede pública, assim evita entupimentos.

O sistema de esgoto não pode estar ligado ao de águas pluviais, pois podem transbordar juntamente com o esgoto em períodos chuvosos.

Tipos de tubulações usadas na instalação hidráulica

Os tubos podem ser feitos de diversos materiais e para finalidades diferentes. Alguns deles são:

– PVC: encontrado com maior frequência, é resistente à alta pressão e é utilizado para tubulações de água fria;

– CPVC: são feitos a partir do PVC, porém possuem uma maior resistência e maleabilidade e podem ser utilizados para tubulações de água quente;

– Cobre: a tubulação de cobre é resistente ao calor e à corrosão, suporta altas pressões e pode ser utilizada para o fornecimento de água quente. Porém, necessitam de ferramentas específicas para instalação e possui um custo mais alto.

– Aço galvanizado: são resistentes à oxidação e à corrosão, suportam altas pressões e são esteticamente mais bonitos.

Confira este artigo para saber como escolher o encanamento ideal.

A instalação hidráulica deve ser feita por profissionais e precisa ser planejada para não haver erros que possam prejudicar todo o sistema.

Agora que você já sabe os detalhes da instalação hidráulica na obra, entre agora em nossa loja e confira nossos produtos.

A Hidrauconex tem as melhores soluções para a instalação hidráulica da sua residência. Estamos à disposição para ajudá-lo!

Continue acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos informativos como este. Até a próxima!