Joelho ou cotovelo? Cola ou adesivo? Você conhece as principais peças hidráulicas? São muitos os termos e materiais utilizados no setor. Algumas possuem expressões conhecidas, mas sem o mesmo significado.

Para o funcionamento adequado do sistema que distribui água e realiza o escoamento do esgoto de um imóvel, vários materiais são importantes no processo: tubulações, conexões, hidrômetros, engates, entre outros.

Pensando nisso, selecionamos neste texto as principais peças hidráulicas para você saber exatamente para que servem. Acompanhe!

Quais são as principais peças hidráulicas?

Joelho ou cotovelo

São peças usadas para redirecionar o tubo. Elas são usadas como condução em curva, o que direciona a água para locais necessários.

Elas podem ser em PVC, polipropileno, ferro fundido e também em aço galvanizado. Já o diâmetro e formato vão depender da vazão da água e de onde serão instaladas. É possível encontrá-las em ângulos de 45 ou 90 graus.

Adesivo

O adesivo é uma cola usada em tubos e conexões, fixando-os. Sua função é impedir vazamentos, por isso ele é lavável e projetado para aguentar pressão.

Fita veda rosca

Já a fita veda rosca é fabricada para ser resistente e vedar líquidos ou gases das tubulações. Dessa forma, ela também evita vazamentos. Geralmente, é uma fita branca, enrolada ao redor de roscas, ou seja, ela veda tubulações roscáveis.

Sifão

Já o sifão é uma das peças hidráulicas usadas para reter a água. É instalado na saída de pias, lavatórios, tanques e vasos sanitários, por exemplo. A sua função é de realizar o escoamento da água desses pontos para locais da rede de esgoto.

Hidrômetro

O hidrômetro é uma das peças hidráulicas mais conhecidas. Isso porque ele é instalado nos imóveis com o objetivo de medir o consumo da água. Ou seja, é um aparelho de medição que controla o uso e auxilia na redução do desperdício.

Caixa sifonada

Trata-se de uma peça usada na base de ralos, unindo tubos que escoam a água para a rede de esgoto. Desse modo, ela é embutida no piso e coleta a água da pia, da descarga ou chuveiro, por exemplo. Para que isso ocorra, os ralos precisam ser instalados logo acima da caixa.

Engate Flexível

Também chamado de “ligação flexível” ou até mesmo de “rabicho”, o engate é usado para conduzir a água ou gás. É uma mangueira que conecta flexivelmente outros itens. Ou seja, ele faz interligações com outras peças hidráulicas, como um tubo que leva água à caixa do vaso sanitário e torneiras.

Válvula de sucção

É usada para tubulações de sucção, com a função de evitar a entrada de ar. Dessa forma, ela possibilita que a bomba funcione corretamente, sem ser danificada.

Registro de gaveta

É mais conhecido como “registro geral” e é instalado para distribuir a água. Por isso, ou ele fica totalmente aberto ou totalmente fechado, com o objetivo de liberar ou evitar o fluxo de água quando for necessário.

Tubos e conexões

Já os tubos e conexões são peças hidráulicas bastante usadas, mas possuem diferentes formatos e materiais. Existem, por exemplo, os “tês” que formam uma conexão em T, e os tubos de PVC, PEAD, ferro fundido, cobre ou ferro galvanizado.

Agora que você já sabe quais são os principais materiais usados no setor, saiba que pode contar com a Hidrauconex para seus projetos de instalações. Encontre todos os materiais hidráulicos que você precisa com qualidade, garantia e preço baixo!