Caso você esteja planejando uma manutenção na parte hidráulica da sua residência, a leitura deste artigo será essencial. Hoje iremos apresentar os principais tipos de tubos e conexões. Quais são os materiais utilizados na fabricação? Leia e descubra!

Os tubos e conexões mais utilizados em instalações hidráulicas prediais

PVC

O material mais comum na maioria das tubulações de água fria no Brasil é o Policloreto de Vinila, popularmente conhecido como PVC. Ele é resistente e suporta até 25ºC.

Porém, muitos instaladores acabam cometendo erros ao manuseá-lo, no momento da instalação ou na soldagem de tubos e conexões. Tem que ter muito cuidado.

Por isso, é fundamental seguir corretamente o procedimento de soldagem a frio. Dessa forma, nunca aqueça o produto e não faça somente a colagem dos tubos e conexões de PVC.

Sendo assim, o teste de estanqueidade deve ser realizado 12 horas após as soldagens, de acordo com norma ABNT NBR 5626/98, com o objetivo de detectar vazamentos.

PEAD

Os tubos de Polietileno de Alta Densidade, popularmente conhecidos com PEAD, são utilizados em redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos e químicas. Também são atóxicos e transportam a água com muita qualidade.

Além disso, os tubos PEAD possuem elevada vida útil e um desempenho alto. Para completar, são leves, flexíveis e fáceis de serem encontrados em diversas opções de diâmetros e pressão para se adaptar a diferentes soluções.

Polipropileno

Os tubos e conexões em polipropileno são produzidos por uma matéria-prima que tem origem da resina termoplástica, confeccionado a partir de um substrato da refinação do petróleo, fundamental na fabricação de tanques, válvulas, chapas, peças, equipamentos, entre outros.

Os tubos e conexões em polipropileno possuem alta resistência química. Isso permite sua aplicação em condições severas, ambientes agressivos e sistema de esgoto, por exemplo!

Aço galvanizado

Os tubos e conexões de aço galvanizado são materiais bem resistentes à pressão que os outros tipos de conexões. Eles duram por bastante tempo, são fortes, protegem contra a corrosão e possuem forte resistência ao desgaste.

Eles são utilizados em vários segmentos. Entre eles, estão a sucroalcooleira, mineração, metalurgia, química, petroquímica, papel e celulose, entre outros exemplos.

Esses são os principais tipos de tubos e conexões. É um dever da Hidrauconex apresentar conteúdos como este. Eles irão facilitar a sua compra!

Opte pela Hidrauconex. Temos as melhores opções de tubos e conexões. Leve agora mesmo o seu produto!