Em um projeto de obra não pode faltar um planejamento hidráulico bem calculado. Afinal, ele será o responsável pelo abastecimento de água da casa. O planejamento deve ser feito com o objetivo de evitar falhas de instalações. No entanto, quando se fala de hidráulica residencial algumas dúvidas podem surgir.

Por exemplo, você sabe quais são as principais características de um processo de hidráulica residencial? Como funciona esse tipo de instalação? Não se preocupe! Vamos ajudar você com isso agora mesmo. Acompanhe este texto e tire suas dúvidas!

Como é a instalação hidráulica residencial

A instalação de hidráulica residencial é um processo que deve ser planejado junto ao projeto arquitetônico e hidráulico. O procedimento é composto pela caixa d’água, redes de distribuição (água fria e quente) e coleta de esgoto e água pluviais.

O projeto de instalação hidráulica deve analisar como serão as tubulações, tipos de tubos e conexões e como será posicionada a caixa d’água, além do suporte para sustentá-la, entre outros aspectos.

Principais características do processo de instalação hidráulica residencial

Caixa d’água 

A caixa d’água é a primeira etapa a considerar no processo de hidráulica residencial. Ela deve ser instalada no ponto mais alto da residência, com distância mínima de 1,20m do chuveiro. Isso é feito para evitar falhas no abastecimento e garantir a pressão da água.

Tubulação de alimentação

É preciso, depois disso, realizar as conexões necessárias com relação à tubulação de alimentação. Ela conduz a água do hidrômetro até o reservatório. Então, para que a água saia, são instalados boias, um registro e uma saída para limpeza.

Ladrão

Também chamado de extravasor, o ladrão evita que a caixa d’água transborde quando a boia vier a falhar. Dessa forma, ele conduz a água para fora da casa. Por isso, deve ser colocado em um nível superior ao da tubulação de alimentação.

Abastecimento

Nesta etapa, é quando ocorre o abastecimento da casa por meio da hidráulica residencial. Ou seja, essa tubulação retira a água da caixa e distribui para pontos específicos da casa, como torneiras e chuveiros. Ela deve estar localizada em um ponto baixo na parede do reservatório para que a água saia com maior facilidade.

Tubulação de limpeza

Este mecanismo é responsável por limpar a caixa d’água, por isso ela deve ficar alocada no ponto mais baixo possível, como o fundo do reservatório. Assim, a tubulação de limpeza retira a água e sedimentos necessários com maior facilidade.

Redes de água

Há tubulações de água fria e de água quente. Além da rede de esgoto e água pluviais. A ligação de água e esgoto deve seguir as especificações de cada cidade para realizar a conexão necessária.

As tubulações de água fria distribuem água potável da rede pública ou caixa para os pontos específicos da casa, como chuveiros, vaso sanitário, pias, etc. Já as tubulações de água quente conduzem água quente, que passa por um aquecedor elétrico, para chuveiros e pias.

No caso da rede de esgoto da instalação hidráulica residencial, haverá a retirada de efluentes dos vasos sanitários, pias e ralos. A água suja passa pela caixa de gordura e vai para a rede pública de esgoto.

Por fim, esperamos ter ajudado você a entender os pontos principais da instalação hidráulica residencial. Caso tenha mais dúvidas, veja outros conteúdos como este aqui no blog!