A instalação hidráulica é um trabalho minucioso e que exige máxima atenção do contratante e de quem executa o serviço. Aliás, o cliente busca sempre economizar e contar com um serviço efetivo, que solucione todas as suas necessidades, enquanto o profissional preza por um trabalho bem feito.

No artigo de hoje iremos apresentar 4 falhas de instalação hidráulica que você deve se atentar. Geralmente, elas são consequências de erros e omissões derivadas de um projeto hidrossanitário. Hoje, iremos apontar esses principais erros, para que eles sejam sempre evitados. Leia com bastante atenção!

Tubulações plásticas expostas

As tubulações plásticas expostas ao tempo são falhas comuns no serviço de instalação hidráulica. Os tubos de PVC, utilizados constantemente em instalações hidráulicas, acabam sofrendo desordens químicas ao longo do tempo. Seja pela exposição ao sol ou pelas diferentes temperaturas ao longo do dia.

A superfície externa desses materiais apresenta descoloração e ressecamento. Consequentemente, isso acaba ocasionando perda de resistência e colapso de seu material, pois os tubos seguem sendo exigidos sem possuir a resistência original.

Reservatório elevado e cisterna

A principal falha nesta etapa de projeto hidrossanitário é a previsão de apenas uma câmara para os reservatórios e cisternas, sem um septo separador.

Isso acaba ocasionando sérios problemas na edificação, como, por exemplo, a dificuldade de manutenção, caso ocorra vazamento, ou quando os reparos são imprescindíveis nas boias ou limpeza.

Ausência e insuficiência de folga das paredes laterais da cisterna

Esse é um problema sério e que requer bastante atenção, por conta da não compatibilização entre os projetos arquitetônico e hidrossanitário.

Normalmente, projeto de arquitetura estima uma área para abrigar as cisternas, sem conhecer profundamente a real necessidade de volumetria, por conta do consumo diário de água.

Falta de tampas estanques

Essa é mais uma falha bastante comum. A segurança sanitária da água potável armazenada em cisternas e reservatórios é bastante importante. Para tanto, as tampas que dão acesso às manutenções das unidades devem ser estanques no fechamento. Isso impede a entrada de insetos, roedores e sujeiras que podem comprometer a potabilidade da água.

Esses são 4 tipos de falhas bastante comuns em uma instalação hidráulica. Você deve ficar atento a todas elas, para que problemas futuros não aconteçam e você possa evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Hidrauconex. Em breve, você terá acesso a novos conteúdos. Enquanto isso, acesse a nossa loja online. Possuímos os melhores produtos!