A água é um recurso natural essencial à vida humana, mas sua preservação está cada vez mais em foco. A individualização de água, em outras palavras, o estabelecimento de um sistema de água individual para cada usuário, é uma medida que vem sendo adotada cada vez mais para contribuir para a preservação dos recursos hídricos. Neste artigo, vamos conhecer os principais benefícios das individualização de água para o meio ambiente, sua legislação e qual é o seu impacto na preservação do meio ambiente.

Individualização de água, o que é?

O que Individualização de água é o processo de medir e monitorar o consumo de água de cada usuário, possibilitando assim cobrar de maneira diferenciada e justa pelo consumo de água. Essa prática é importante para que haja um uso responsável dos recursos hídricos e para que ocorra o aumento da conscientização dos usuários sobre o consumo de água.

Quais são os benefícios da individualização de água para o meio ambiente?

Redução de desperdício de água: O uso da individualização de água ajuda a melhorar a eficiência na utilização dos recursos hídricos, pois possibilita o controle do consumo de água em cada local e o monitoramento de vazamentos, permitindo assim o ajuste de consumo de acordo com a necessidade.

Melhoria na qualidade da água: A individualização da água torna possível monitorar e controlar a qualidade da água, garantindo que ela esteja adequada para uso humano e ambiental.

Redução de poluição: O uso da individualização de água possibilita a redução da poluição das águas devido à melhoria na qualidade da água e à menor quantidade de água desperdiçada, além da redução da poluição causada por fertilizantes e pesticidas.

Identificação de vazamentos: a individualização de água facilita a identificação de vazamentos.

Redução dos custos de tratamento da águaa individualização da água é uma estratégia eficaz para reduzir os custos de tratamento da água. Ela facilita na identificação de fontes potenciais de contaminação e o estabelecimento de protocolos para o tratamento e monitoramento da qualidade da água, reduzindo assim os custos de tratamento da água. 

Estimulação de práticas de agricultura de conservação: a individualização ajuda a estimular a agricultura de conservação porque permite que os agricultores identifiquem e administrem melhor o uso da água, além de prevenir a erosão do solo e a perda de nutrientes.

Além disso, estimula o uso de práticas de conservação, tais como a cobertura do solo e o plantio em linhas de contorno, para reduzir a perda de água por evaporação ou escoamento. Dessa forma, é possível aproveitar melhor os recursos hídricos e as chuvas mais abundantes para armazenar água para uso futuro.

O que a Legislação diz sobre a individualização de água?

Há alguns municípios que contam com leis que tornam a individualização de água obrigatória em condomínios.

Em 2016 foi aprovada a Lei Federal 13.312 que determina, a partir de 2021, que novos imóveis a adotarem padrões de sustentabilidade, entre as normas está o uso obrigatório de medidores individuais de água.

Embora a lei não seja obrigatória para prédios antigos, o síndico e os moradores podem optar por aderir ao método de individualização de água. Entretanto, pode haver algumas questões técnicas, como problemas de infraestrutura, que podem dificultar esse processo.

Agora que você já sabe os benefícios da individualização de água para o meio ambiente, confira também quais são as vantagens de se adquirir medição de água por telemetria

Caso precise comprar hidrômetros para o seu condomínio, você pode acessar a loja online da Hidrauconex e fazer o seu pedido. Reunimos os melhores medidores do mercado, com os melhores preços e condições de pagamentos para você comprar o que precisa sem dor de cabeça e ainda economizar. Acesse e aproveite.