A medição de água por telemetria é um serviço amplamente utilizado para se obter melhor qualidade de consumo de água no condomínio, evitando desperdícios desnecessários e diversos outros problemas. Com ela é possível ter uma visão mais detalhada do consumo de água de cada apartamento.

Neste artigo iremos explicar o que é telemetria e apresentar as vantagens que esse sistema proporciona para a medição de água. Continue lendo! 

O que é telemetria? 

Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados, para medir, monitorar ou controlar determinado produto ou serviço.

Essa tecnologia é muito utilizada por empresas que trabalham com perfuração de poços, e condomínios que fazem o uso de hidrômetros individualizados. 

Com a medição de água por telemetria, os dados são enviados em tempo real para a empresa, que monitora o consumo durante o mês inteiro, sem intervenção de leiturista ou terceiros. A conta de água também é feita diretamente pela empresa responsável pela telemetria, que recebe os telecomandos necessários para enviar uma fatura justa e sem custos adicionais. Além disso, os moradores também têm acesso às informações de consumo através do computador ou celular, podendo ter um maior controle dos gastos com água.

Importância da telemetria no saneamento:

  • Economizar energia;
  • Diminuir custos com insumos e manutenção;
  • Garantir o abastecimento da população;
  • Monitorar, em tempo real, o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;
  • Armazenar e apresentar dados históricos sobre a qualidade do abastecimento;
  • Alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
  • Prevenir e minimizar perdas;
  • Garantir a qualidade dos serviços prestados.

Para quem a telemetria é indicada? 

O sistema de telemetria é indicado para construtoras, hospitais, indústrias, condomínios, entre outros, possibilitando que o monitoramento dos reservatórios seja feito remotamente e os gestores possam ter acesso aos dados necessários de forma fácil e rápida.

Com ele é possível comandar o funcionamento de elevatórias, medidores de vazão, boosters, reservatórios, válvulas, e outros, e facilita na medição de água nos lugares em que o acesso é mais difícil, além de também ser possível detectar tentativas de invasão e roubo, assim as providências podem ser tomadas imediatamente.

Por meio dos relatórios gerados, é possível ter uma visão ampla das ações, o que facilita nas tomadas de decisão e garante a qualidade dos serviços prestados, que é a finalidade do sistema de telemetria.

Quais os benefícios? 

A telemetria proporciona diversas outras vantagens. Veja abaixo: 

Mais economia no consumo de água: com a medição de água por telemetria, o consumo de água pode cair até 40% em todo o condomínio.

Facilita a manutenção do encanamento e saneamento: como o consumo de água é monitorado em tempo real, fica mais fácil descobrir vazamentos.

Impossibilita o risco de fraudes: qualquer alteração repentina, como a diminuição ou aumento do consumo de água, passa a ser analisada no mesmo instante, e as chances de ocorrer os famosos “gatos” são nulas.

Retorno rápido do Investimento: investindo em telemetria, é possível ter retorno em 2 ou 3 meses.

Contribui para a conservação do meio ambiente: os moradores passam a ter mais consciência na hora de gastar de água.

Valoriza o imóvel: o imóvel passa a ter uma conta individual e não coletiva. 

Auxílio técnico especializado, rápido e pronto para soluções imediatas. 

Gostou do conteúdo? Caso queira entender um pouco mais sobre o sistema de telemetria, indicamos a leitura deste artigo: Entenda detalhes sobre o sistema de leitura remota por telemetria

Aproveite e acesse a nossa loja virtual para conhecer nossos produtos.