À medida que a população global continua a aumentar, a demanda por água potável também aumenta. Para ajudar a atender a essa demanda e proteger nossos recursos naturais, especialistas defendem o reuso da água. Uma forma de reduzir o consumo de água e se engajar no reaproveitamento da água é captando a água da chuva e utilizando em casa. A água da chuva pode ser usada para uma variedade de tarefas, como regar plantas, dar descarga em vasos sanitários e até lavar roupas. 

Neste artigo, vamos abordar algumas estratégias eficientes para reaproveitar a água da chuva e economizar. Confira!

Por que captar água da chuva?

À medida que o aquecimento global e a escassez de água se tornam problemas cada vez maiores no mundo, é essencial pensar em soluções alternativas para o acesso à água limpa e segura. A captação de água da chuva é uma ótima opção para isso, uma vez que através dessa solução, é possível reutilizar a água captada de forma eficiente com o mínimo de esforço.

Vale a pena pontuar que a coleta de água da chuva reduz a quantidade de escoamento de águas pluviais que pode levar a inundações e ajuda a reduzir os custos de energia associados ao bombeamento de água subterrânea de poços profundos para áreas urbanas.

Confira alguns benefícios:

  • Reduz cerca de 50% das despesas com consumo de água;
  • Evitar o racionamento, em caso de suspensão do fornecimento de água,
  • Diminui o desperdício de água potável;entre outros.

Como captar água da chuva?

A coleta de água da chuva é uma forma cada vez mais popular de reutilizar um recurso natural, que pode ser usado para tudo, desde água potável até regar plantas e animais ou lavar roupas. 

Existem várias maneiras de captar a água da chuva, as principais delas são:

Utilizando barris para armazenar água da chuva. Nesse sistema, a água captada é filtrada e armazenada em tambores com torneira na parte inferior para facilitar o acesso. Essa é uma maneira relativamente fácil e barata, que pode ser feita com peças que você pode comprar em uma loja de equipamentos hidráulicos

As cisternas são outra opção para captar grandes quantidades de água durante as tempestades. As cisternas consistem em grandes tanques subterrâneos que coletam o escoamento de telhados ou superfícies de terra por meio de canos ou calhas.

Para realizar a instalação, é necessário instalar os tubos nas calhas dos telhados. Eles serão responsáveis por conduzir a água até os reservatórios. 

Após a instalação dos tubos, o segundo passo é colocar o filtro para bloquear a passagem de folhas, galhos e fezes de animais. O último passo é a instalação do reservatório para o armazenamento da água.

Existem vários modelos de reservatórios projetados com o objetivo de captar água, com diversas metragens, de acordo com cada necessidade.

Para esclarecer todas as dúvidas e saber qual é a ideal para o seu projeto e a melhor forma de tratar e distribuir a água captada, conte com o apoio de um instalador hidráulico, assim você terá um auxílio completo durante o processo de montagem do sistema de captação.

Não se esqueça de levar em consideração a qualidade dos materiais utilizados. Para que o sistema de captação seja eficiente, é essencial contar com produtos de qualidade, e a Hidrauconex oferece as melhores opções. Seja tubos, conexões, registros e hidrômetros, aqui você tem tudo o que precisa!

Com algumas estratégias simples e eficientes e os equipamentos certos, todos podemos economizar dinheiro e água coletando e reaproveitando a água da chuva em nossas casas. Essa fonte alternativa de água não apenas reduz os custos de serviços públicos, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental, protegendo os preciosos suprimentos de água subterrânea. Além disso, com o mínimo de manutenção e um pouco de criatividade e imaginação, é possível criar um sistema de coleta e reutilização de água da chuva esteticamente agradável que agrega valor a qualquer propriedade.Deseja saber mais sobre estratégias eficientes para economizar água? Em nosso blog você encontra diversas informações para aprender a identificar problemas hidráulicos e economizar na conta de água. Confira!