O sistema de instalação hidráulica funciona com o objetivo de que a passagem de água ocorra com sucesso por diversos canais para a distribuição de água.
Para realizar o escoamento da água de maneira efetiva, o sistema hidráulico é composto por instalações de água fria, água quente, rede de esgoto e de rede de água pluviais.
É necessário criar um bom projeto para a instalação hidráulica e também utilizar bons materiais na obra. Isso vai contribuir para que ocorra a distribuição de água de maneira correta, sem vazamentos ou problemas de infiltração.
Neste artigo, vamos abordar quais tipos de instalações hidráulicas e os seus objetivos para o desenvolvimento do projeto arquitetônico.
Entenda o que é Instalação Hidráulica
A instalação hidráulica é uma das etapas de uma obra ou reforma, de maior importância.
Pode-se concluir isso, pelo fato dela ser responsável pela distribuição, organização e escoamento da água. Podemos perceber isso em ações do cotidiano, como quando vamos utilizar a torneira de uma pia para lavar-louças ou lavar as mãos.
Um sistema hidráulico realizado de maneira inadequada, com profissionais que não são experientes e materiais de qualidade duvidosa, pode resultar em futuros acidentes domésticos e além de claro, mal funcionamento de torneiras ou ativos relacionados à água.
Abaixo, confira quais são os tipos de instalações hidráulicas.
Instalações de água fria
As instalações de água fria fazem parte de um conjunto de tubulações que possuem o objetivo de abastecer alguns pontos de água em determinada edificação.
Ela é responsável por abastecer alguns pontos da residência, como vaso sanitário, torneiras, pias e etc. A instalação hidráulica de água fria é composta pelos seguintes itens:
- Reservatório inferior
- Reservatório Superior
- Barrilete
- Coluna de distribuição
- Ramal e sub-ramal
- Tubulação de Recalque
Instalações de água quente
As instalações de água quente fazem o mesmo papel de distribuição e escoamento que as instalações de água fria, a diferença é que ela faz isso distribuindo água aquecida.
O bom funcionamento das instalações hidráulicas de água quente depende muito da qualidade dos materiais hidráulicos que serão usados na construção e elaboração do sistema. É necessário válvulas, tubos e conexões com qualidade apropriada para receber a água com a temperatura elevada.
Geralmente essa água é aquecida por meio da energia elétrica, mas também pode ser utilizado energia solar.
Instalação de rede de esgoto
O principal motivo da rede de esgoto ser importante, é que ela escoa para fora toda a água que foi distribuída pelos outros sistemas de instalação.
Sendo assim, os materiais hidráulicos que compõem o sistema de instalação da rede de esgoto fazem o trabalho de colocar para fora da residência os resíduos. Para isso acontecer sem ocorrer vazamentos, deve ser feita uma limpeza periódica na caixa de gordura, item instalado fora da residência que recebe os resíduos.
Instalação de rede de água pluviais
O sistema de captação de água da chuva, é conhecido como rede de água pluviais.
A sua principal função é captar água da chuva para a distribuição da mesma pela residência. Essa é uma boa opção para economizar na conta de água, em épocas do ano onde a chuva é constante, porém no Brasil ainda não é muito comum encontrar esse tipo de instalação hidráulica.
A importância de utilizar materiais com bastante qualidade na reforma
Realizar uma instalação hidráulica de sucesso é muito importante, pois com ela fazemos atividades que estão presentes no nosso cotidiano.
Sendo assim, ao instalar uma rede hidráulica ou operar uma reforma, é necessário trabalhar com profissionais que têm experiência no mercado e adquirir produtos e materiais que são referência em qualidade e resistência.
Materiais hidráulicos é na Hidrauconex
A Hidrauconex possui diversos materiais focados em instalação hidráulica e trabalhamos com marcas que são referência no mercado.