Não tem desculpa para justificar gastos extras e desperdício de água, se você suspeita que pode ter algum vazamento de água no seu imóvel, você precisa verificar imediatamente e identificar o problema. 

Além do desperdício do recurso hídrico e financeiro com a sua conta de água, você pode ter prejuízos na sua estrutura hidráulica. Esses danos estruturais vão se multiplicando e se transformando em questões como infiltração e até mofo. De repente, você pode estar se sentindo fadigado, com dor de cabeça e outros sintomas de intoxicação por mofo, em função de algo que poderia ter sido resolvido com um simples teste para checar a existência dos vazamentos.

Então vamos lá, você já está convencido e agora quer saber quais testes pode fazer, não é mesmo? Abaixo 5 testes simples e práticos que poderão te livrar de um problema gigante:

  1. Teste do hidrômetro (relógio): você deve fechar o registro com todas as torneiras e aparelhos que usam água desligados por 1 hora. Anote o número aparente no visor de marcação do consumo da água e espere essa 1 hora com tudo desligado para retornar ao aparelho e checar se o número foi alterado. Caso tenha sido, existe algum vazamento. 
  1. Teste da caixa de descarga ou válvula (banheiros): jogue um pouco de pó de café dentro do vaso sanitário, caso ele não se deposite no fundo do vaso, é provável que haja um vazamento de água na caixa de descarga ou na válvula.
  1. Teste do copo d’água (tubulações): feche o registro da água que vem da rua, abra uma única torneira que recebe água da rua e deixe que toda água saia do cano. Você pode colocar a água num balde para usar depois para outras tarefas da casa, como limpeza. Depois que toda a água já estiver saído, encha um copo com água e o posicione na saída de água da torneira. Caso a torneira sugue a água do copo é sinal de um vazamento na tubulação.
  1. Teste da tinta (piscinas): como as piscinas tem uma grande estrutura de iluminação, canos, retornos, grelhas de sucção e aquecedor, o vazamento pode estar vindo de qualquer um dos lugares e ser mais difícil de identificar, então primeiro você pode fazer um teste geral para checar a possibilidade. Usando uma fita crepe, você vai marcar o nível da água e verificar no dia seguinte qual foi a redução, acima de 3mm ao dia é provável que seja um vazamento. Se é o caso, o teste da tinta costuma ser eficaz. Você pode colocar um pouco de corante alimentício numa seringa e aplicar nas áreas que o vazamento é mais provável, como bomba e skimmer. Quando despejar a tinta, verifique se ela foi sugada diretamente para o encanamento, em caso positivo você tem um vazamento na piscina. 

Alguns outros possíveis focos do vazamento de água, podem ser: chuveiros, ralos, cisternas, jardins, torneiras e mangueiras. 

Fique atento e quando identificar um vazamento avalie a sua capacidade de resolução do problema e não exite em entrar em contato com um especialista que poderá te ajudar, se for necessário.

A Hidrauconex pode te ajudar a encontrar saídas e a melhor estratégia para o seu problema. Entre em nossa loja virtual e veja o que preparamos para você!

O artigo foi útil para você? Compartilhe o post com os seus amigos! Até a próxima!