A individualização da água do condomínio é um serviço bastante procurado atualmente, e com isso vem o questionamento: como escolher hidrômetro

O hidrômetro, que também pode ser chamado de medidor de vazão, é um equipamento que quantifica o volume de água consumido em um determinado local. 

Existem vários modelos disponíveis no mercado, cada um específico para um tipo de cliente. Alguns exemplares conseguem medir, inclusive, a temperatura da água.

Essa grande variedade pode gerar confusão e dificultar a decisão de compra. Para auxiliar nesse cenário, discutiremos como escolher hidrômetro. Boa leitura!

Como escolher hidrômetro: considerações importantes

Na hora de decidir qual hidrômetro comprar, é importante ficar atento a algumas considerações. A primeira delas é o tipo de equipamento que você levará. 

Quando se trata do tipo de medição do volume d’água os dois modelos mais comuns são:

  1. Taquimétrico: também pode ser chamado de hidrômetro velocimétrico. O mecanismo de medição é acionado pela velocidade da água, que faz uma turbina girar. 

Um hidrômetro desse tipo pode ser multijato, que é mais indicado para condomínios, pois possui passagem interna plena, não apresentando problemas relacionados a perda de pressão. 

Mas, esse equipamento também pode ser do tipo monojato. O jato de água incide diretamente na turbina.

  1. Volumétrico: neste modelo não existe uma turbina, mas sim câmaras internas que se enchem a medida que a água passa e provocam o movimento de um pistão.

Para decidir como escolher hidrômetro, é importante pensar qual a finalidade. Por exemplo, os dispositivos volumétricos são mais caros, porém altamente precisos, sendo ideais para serem instalados em condomínios

Também existem no mercado opções que contam com tecnologia de ponta, como é o caso dos hidrômetros digitais, que tem a telemetria como base para o seu funcionamento. 

Esses equipamentos além de proporcionarem uma análise extremamente precisa, estão conectados a um aplicativo que permite acompanhar a leitura de qualquer lugar em tempo real, trazendo maior confiabilidade à leitura.

Outra coisa que deve ser considerada na hora de se questionar a respeito de como escolher hidrômetro, é o orçamento disponível para a compra. 

Os valores podem variar de R$ 60 a R$ 3 mil reais, sendo os mais caros de maior confiabilidade, durabilidade e precisão. Dessa forma, o mais importante é avaliar o seu objetivo.

Instalação do hidrômetro

Além das considerações sobre como escolher hidrômetro, também é importante se preocupar com a correta instalação do dispositivo. 

Para isso, faça uma pesquisa criteriosa, peça indicações de prestadores de serviço competentes e contrate um profissional capacitado para o trabalho. 

Agora que você já sabe os principais pontos a serem observados na hora de comprar um hidrômetro, vamos te dar uma dica valiosa para fazer a escolha do seu equipamento.

Conheça os produtos da Hidrauconex

A Hidrauconex é referência no mercado de equipamentos hidráulicos, sendo amplamente conhecida por contar com produtos de alta qualidade. Além disso, contamos com o maior custo benefício do mercado.

Por isso, quando se questiona “como escolher hidrômetro”, não se pode deixar de conhecer os nossos produtos. Para isso, confira a nossa loja digital!