Todos os dias, síndicos, subsíndicos, conselheiros e administradores trabalham para evitar problemas que possam atrapalhar e impactar negativamente a vida dos moradores de um residencial. Mas, imprevistos acontecem e as áreas externas estão comumente sujeitas a um problema já bastante conhecido desse público: o vazamento de água no condomínio.

Com uma intensa circulação de pessoas, as áreas comuns contam com muitas tubulações, o que exige manutenção preventiva para evitar danos a longo prazo. Pisos rachados ou estufados podem indicar um problema, assim como mofo, goteira, entre outros detalhes.

Mas, o grande problema, na verdade, está relacionado às tubulações das unidades, que podem gerar um enorme estresse e transtorno a todos os envolvidos. Em ambas as situações, é importante aliar o olhar atento e a calma à agilidade, que pode fazer toda a diferença.

Dicas para identificar um vazamento de água no condomínio

O primeiro passo para garantir a segurança e evitar problemas é, justamente, ter um planejamento hidráulico em mãos e conhecer o tipo de tubulação existente – seja no condomínio como um todo ou na unidade específica.

De um modo geral, a rede de água dos prédios ou casas de um residencial está dividida em canos horizontais, também conhecidos como ramais, e canos verticais. 

Mas muito além da posição, é importante observar alguns fatores que ajudarão a identificar o vazamento da água – e a sua origem, como:

  • existência de manchas nas paredes;
  • surgimento de bolhas e mofos;
  • pisos e paredes estufados;
  • reboco fácil de ser removido;
  • aparecimento de goteira.

Esses fatores certamente guiarão moradores e síndicos, facilitando encontrar o local do vazamento. Todavia, ainda que encontrem a fonte do problema, é fundamental contratar uma empresa ou profissional especializado em cabos e tubulações. Isso porque, eles utilizam equipamentos específicos para entender a origem e consertar o problema de forma simples e rápida.

Entenda os papéis dentro do condomínio

Não há dúvidas de que o síndico desempenha um papel importante no condomínio. Considerado o representante legal do residencial, é sua responsabilidade garantir o bem-estar, a organização e a administração do local. 

Dada sua importância, é muito comum que ao identificar um vazamento de água no condomínio, os moradores o contatem imediatamente. No entanto, nem sempre a situação deve ser resolvida por ele, uma vez que é possível que o problema esteja relacionado à uma unidade específica.

Neste sentido, é necessário identificar de onde vem o vazamento: dos canos horizontais ou verticais. O primeiro modelo é responsabilidade dos moradores, enquanto que o segundo é de responsabilidade do condomínio.

Somente após essa detecção é que será possível definir o responsável pelo reparo. Em ambos os casos, é obrigatório que o síndico tenha conhecimento da obra. Isso porque, ainda que seja em uma unidade de morador, o conserto pode afetar outros apartamentos.

Como prevenir o vazamento de água no condomínio?

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, realizar uma vistoria frequente em todo o condomínio torna-se fundamental para evitar e identificar rapidamente os vazamentos. Uma boa forma de fazer isso é avaliando os hidrômetros, de modo a  acompanhar a média de gastos e aumentos de consumo consideráveis – este pode ser um sinal de alerta.

Também é importante tomar cuidado com as paredes. Ter em mãos o planejamento hidráulico dos apartamentos pode ser crucial para evitar um furo inesperado na tubulação. Assim, os moradores devem, sempre que possível, solicitar a planta para o condomínio.

No mais, é fundamental utilizar produtos de primeira linha que ajudam a minimizar os riscos e garantem ainda mais tranquilidade aos condôminos.

Agora que você sabe como prevenir e como agir em caso de vazamento de água no condomínio, entre em contato com a Hidrauconex e garanta as melhores opções do mercado em hidráulica, irrigação e construção em geral. Temos o produto ideal para você, com pagamento facilitado!