Uma torneira pingando representa um desperdício de, aproximadamente, 40 litros de água por dia, segundo dados da Sabesp. Muito além do barulho incômodo, o famoso “pinga-pinga” também pode causar estragos financeiros.

A situação pode ser agravada quando há várias torneiras pingando ao mesmo tempo – o que é bastante comum, especialmente dependendo do tipo de produto e vedação utilizada na hora da instalação.

A boa notícia é que existem soluções rápidas e eficientes que ajudam a resolver o problema da torneira pingando.

Causas do problema da torneira pingando

As torneiras funcionam de uma forma simples, mas como qualquer outro equipamento, podem apresentar desgastes ao longo do tempo, conforme a utilização, assim como seus elementos. 

Neste sentido, a principal causa do problema é justamente a peça de vedação, também conhecida como “borrachinha” ou “carrapeta da torneira”. O elemento, que fica dentro da torneira, está ligado diretamente à manopla. 

Assim, quando abrimos a torneira, a borracha é levantada abrindo passagem para a água e quando fechamos, a vedação é empurrada contra a abertura de água a fim de interromper a vazão. Isso significa que, conforme a utilização, há um desgaste comum, que causa o gotejamento. 

Saiba como acabar com o pinga-pinga

Por ser uma peça de borracha simples, o mecanismo de vedação não é caro e pode ser substituído facilmente. Mas é importante levar em conta alguns detalhes, como o período de vazamento, o modelo da torneira e, claro, as peças desgastadas.

Isso porque se a torneira está vazando há pouco tempo, o problema pode ser resolvido de forma mais simples. O mesmo não acontece quando a torneira está sendo forçada a fechar completamente e vazando há alguns dias – ou meses. 

Como nesses casos as partes metálicas do reparo também podem ficar desgastadas, é provável que seja preciso trocar o reparo todo e, a depender do modelo e do problema, a peça completa. 

Passo a passo para reparar torneira pingando

Para torneiras comuns, o reparo do pinga-pinga é simples. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Desligue o registro de água;
  • Retire o acabamento e a manopla da torneira. 
  • Com a chave grifo ou alicate bomba d’água, retire o reparo. Esta é uma parte inteira de metal e costuma ter uma cor diferente do restante da torneira. Basta rodar para o sentido anti-horário para retirar todo o item.
  • Com o reparo em mãos, observe se a borracha parece estar com defeito ou desgastada. Em caso positivo, substitua a peça para que a torneira volte a funcionar normalmente.
  • Monte a torneira novamente. Se ainda assim a torneira continuar pingando, será preciso trocar todo o reparo.

Já torneiras ¼ de volta são um pouco mais complexas. Isso porque, alguns modelos não permitem a troca da borracha, o que significa que é necessário trocar toda a peça e o metal. Por isso, preste atenção na hora de fazer a manutenção.

No mais, além de conhecimento técnico, é fundamental a utilização dos materiais e ferramentas hidráulicas de qualidade para que esse tipo de manutenção seja realizada adequadamente. Com uma ampla oferta de serviços e produtos, a Hidrauconex oferece diferentes opções de tubos, válvulas e, claro, torneiras por um bom preço.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para conferir algumas dicas para garantir instalações hidráulicas eficientes.