Durante uma obra é importante ter cuidado e fazer um planejamento das instalações hidráulicas, pois um pequeno erro pode fazer diferença na eficiência do projeto e também causar grandes prejuízos.

A instalação hidráulica é responsável pelo abastecimento, distribuição e escoamento de água fria e quente, coleta de esgoto e água pluvial de uma residência e deve ser feita por profissionais especializados e com materiais de qualidade.

Por isso, hoje vamos dar 6 dicas sobre instalações hidráulicas para você não ter dor de cabeça depois de terminada a obra. Confira!

1- Escolha das tubulações

É importante que você compre os tubos e conexões de um mesmo fabricante, pois assim você garante que não haverá folgas e problemas com os encaixes. Além disso, escolha um material resistente e evite o excesso de ramais e com trechos longos para um melhor desempenho do sistema hidráulico.

2- Instalação dos registros

Opte por instalar um registro em cada ponto de água como banheiro, cozinha, área de serviço, assim, caso ocorra algum problema que precise de manutenção, ficará mais fácil e o abastecimento do restante da casa não será interrompido.

Atente-se à indicação do fluxo e também à recomendação de instalação dos registros, pois podem ser instalados em diversas alturas.

3- Pressão da água

Outro ponto que você deve ter cuidado é com a pressão da água que é determinada pela altura do reservatório. Quando a pressão da água é muito baixa pode prejudicar o funcionamento de chuveiros, máquinas de lavar roupas e outros e, se for muito forte, serão necessárias vedações e junções mais resistentes.

Existem diversos fatores que causam a baixa pressão da água como o desligamento da válvula de abastecimento e o vazamento ou bloqueio nas tubulações. Portanto, é importante verificar a pressão em todas as torneiras, pois ela deve ser igual em todos os tubos.

4- Escolha das torneiras e descargas

As torneiras corretas também fazem toda a diferença para instalações hidráulicas eficientes. Elas devem ter um bom fluxo de água e precisam ser resistentes à pressão para não haver vazamentos e prejudicar o projeto hidráulico.

Além das torneiras, as descargas também precisam ser pensadas e escolhidas com cuidado, pois, dependendo do modelo, podem gerar um gasto muito alto de água.

5- Caimento do piso

No momento da instalação hidráulica é importante se atentar ao caimento do piso nos locais onde há ralos, como em banheiros, áreas de serviço e quintal, pois, se não tiverem uma certa inclinação, pode haver acúmulo de água e criar infiltrações.

6- Teste a instalação antes de fechar a parede

É imprescindível que você teste toda a instalação hidráulica antes de fechar a parede para evitar problemas futuros. Portanto, verifique se há vazamentos e se o fluxo e pressão da água estão adequados.

Gostou deste conteúdo? Confira neste artigo as principais falhas que ocorrem durante as instalações hidráulicas.

Agora que você já sabe como ter instalações hidráulicas eficientes, entre em nossa loja e confira os nossos produtos.

A Hidrauconex é uma empresa inovadora e referência em materiais hidráulicos de qualidade. Conte conosco!