Quando o assunto é sistema hidráulico é preciso estar atento a qualquer barulho ou comportamento que possa causar instabilidade ou atrapalhar o fluxo da água.

Ao perceber e tratar essas instabilidades desde o início, é possível evitar uma série de transtornos e quebradeira desnecessária.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas que podem causar problemas no encanamento e danificar o sistema hidráulico. Continue lendo!

O que causa ar no encanamento de água? 

Todas as casas contam com um sistema de distribuição de água responsável por direcionar água para as torneiras do banheiro, pia, chuveiro e vaso sanitário. Essa distribuição é realizada inicialmente por tubulações externas, que enchem a caixa d’água e abastecem toda a casa.

Quando esse abastecimento é interrompido, é comum entrar ar dentro das tubulações, causando sons estranhos, interferindo na potência da pressão de água nas torneiras e, se o ar é muito intenso, também pode danificar componentes e causar vazamentos.

Como saber se tem ar no encanamento?

Para identificar se tem ar no encanamento basta estar atento a alguns sinais, como:

  • Barulhos estranhos na tubulação;
  • Vibração do encanamento;
  • Dificuldade na distribuição da água;
  • Alguns pontos funcionando normalmente, enquanto algumas saídas de água apresentam falhas;
  • Pouca pressão ao ligar as torneiras ou chuveiros;
  • Pouca vazão na hora de acionar a descarga do vaso sanitário

Principais problemas causados pela presença de ar na tubulação: 

Os principais problemas causados pela presença de ar dentro da tubulação são:

  • Pouca vazão de água no chuveiro e descarga do vaso sanitário.
  • Baixo fluxo e circulação de água na tubulação;
  • Quebra da tubulação e vazamento de água.
  • Ineficiência do sistema hidráulico; entre outros.

Por que é necessário evitar que entre ar nas tubulações?

Quando há a entrada de ar no encanamento, mesmo quando o abastecimento de água é restabelecido, o funcionamento do sistema hidráulico segue comprometido, uma vez que a água não é distribuída adequadamente.

Além disso, é comprovado por especialista que com este mau funcionamento, há um aumento significativo no valor da conta de água.

Como remover o ar da tubulação?

Uma maneira bem fácil de ajudar a tirar o ar da tubulação e resolver esse problema é, fechar o registro de água principal que fica localizado perto do hidrômetro

Abrir todas as torneiras da casa (o ideal é que você comece abrindo a torneira mais distante, como, por exemplo, a torneira da mangueira do jardim). Ligue também o chuveiro e todas as conexões de água que você tiver em sua casa e dê descarga em todos os banheiros até que não tenha mais água saindo.

É essencial garantir que não exista mais água nas tubulações da casa.

Quando finalmente toda a água tiver cessado, abra novamente o registro principal e deixe a água fluir por um tempo, até que cada torneira tenha um fluxo constante de água. Quando o fluxo estiver normal e água estiver saindo sem nenhum problema, isso significa que não há mais ar nos canos. 

Como prevenir este problema?

Uma boa forma de prevenir este problema é fechar o registro principal quando o fornecimento de água for interrompido. Mas caso isso não seja possível (uma vez que muitas vezes isso acontece quando não estamos em casa), uma boa alternativa é instalar uma válvula bloqueadora de ar ou uma bomba de água.

A válvula bloqueadora de ar ajuda não somente a prevenir esse problema, como também, a reduzir a conta de água. Já a bomba de água é uma ótima solução para espaços grandes que possuem muitas torneiras. Ela é responsável por puxar todo o ar do encanamento. 

Mas atenção! Mesmo com essas dicas, é essencial tomar cuidado com o risco de contaminação da água. Por isso, conte sempre com o auxílio de um bom profissional, para que o problema seja de fato resolvido e você não tenha mais dor de cabeça. 

Caso seja necessário trocar a tubulação da sua casa devido algum vazamento, você pode contar com a Hidrauconex.

Trabalhamos com os melhores produtos do mercado. Além de serem de qualidade, você paga um preço bem justo e ainda pode aproveitar uma série de incentivos para adquirir o seu produto e economizar. Acesse nossa loja e conheça nossas opções.