As tubulações são parte essencial de um imóvel, afinal, ninguém vive sem água. Seja para o consumo ou para o uso doméstico como banho, torneiras, descarte de efluentes, entre outros fins, a parte hidráulica residencial é muito importante e  requer cuidados, manutenção, e reparos, ou seja, de serviços hidráulicos. 

Neste artigo, iremos falar sobre o serviço hidráulico e a importância do encanador para a preservação do sistema hidráulico de uma casa. 

O que são os serviços Hidráulicos?

Desde o momento em que um imóvel começa a ser construído, os serviços hidráulicos já estão em andamento no processo do ponto de água. Eles são essenciais para proteger as edificações, evitar problemas estruturais causados por consequência da água e umidade e evitar o desperdício de água devido a vazamentos. 

Qual é a importância do serviço hidráulico? 

Todo imóvel necessita de serviços hidráulicos, que previnam e resolvam problemas provenientes de possíveis vazamentos e umidade como, substituir partes da tubulação que apresentam defeitos, limpar a caixa d’água, verificar infiltrações, e todo tipo de instalação e manutenção nos encanamentos necessários.

Entretanto, para que esse seja realizado da forma correta e o problema seja solucionado definitivamente, o serviço precisa ser realizado por um profissional, e aí entra o papel do encanador, ou bombeiro hidráulico. 

Mas afinal, qual é a função do encanador?

O Bombeiro hidráulico, também conhecido como encanador, é o profissional na área da construção civil responsável pela instalação e manutenção de sistemas usados para água potável, esgoto e drenagem em sistemas de encanamento. 

Cada imóvel possui um projeto hidráulico específico, que deve ser levado em consideração pelo engenheiro civil, mas que fica sob responsabilidade do encanador.

Na medida em que o imóvel é construído, é ele quem realiza os projetos de instalações de tubulações, define traçados e dimensiona tubulações, além de várias outras atividades importantes no que compete a instalação e manutenção da rede hidráulica de água potável, esgoto e drenagem nos sistemas de encanamento, como:

  • A instalação da tubulação de água;
  • Instalação do encanamento de esgoto;
  • Instalação de torneiras;
  • Instalação de pias e tanques;
  • Instalação de chuveiros;
  • Especificação, quantificação e inspeção materiais;
  • Preparo dos locais destinados às instalações hidráulicas;
  • Testes operacionais de pressão de fluidos;
  • Testes de estanqueidade;
  • Proteção das instalações;
  • Manutenções em equipamentos e acessórios;
  • Instalação e regulagem de peças plásticas, louças e metais;

Como escolher um bom encanador? 

Para garantir que o serviço será feito corretamente evitando mais dores de cabeça no futuro, é necessário contratar um bom profissional. Veja abaixo alguns requisitos que podem ajudar na escolha.

Experiência do profissional e recomendação

É fundamental contar com um profissional que tenha conhecimento para lidar com o problema de forma correta,  sem gambiarras. Isso porque, existem diversos fatores que podem complicar os reparos  de um sistema hidráulico. 

Exemplo, caso seja usado outro material além do PVC é fundamental se atentar para as técnicas e ferramentas que serão usadas, uma vez que cada tipo requer uma especificação.

Por isso, busque é por um profissional que saiba reparar os diferentes tipos de tubos, conexões e canos encontrados no mercado, assim será possível evitar quebra-quebra desnecessário e muitos outros problemas futuros. 

Equipamentos e ferramentas

Como dito anteriormente, cada tipo de cano e de sistema hidráulico tem suas particularidades também em relação às ferramentas utilizadas para o reparo. Mesmo com um profissional experiente, sem ferramentas é inviável um reparo eficiente.

Esse é um segmento importante porque esse é um tipo de trabalho que vem sempre ganhando novas tecnologias e novas ferramentas, por isso é fundamental contar com um profissional que está sempre se atualizando e se capacitando. 

Garantia

É importante que o profissional ofereça garantia do serviço realizado, uma vez que ela funcionará como uma prova de confiança e assim você poderá ficar mais tranquilo, sabendo que se caso algo der errado, vai poder contar com esse profissional  novamente para fazer os retrabalhos necessários. 

Gostou das dicas? A Hidrauconex é uma empresa consolidada no mercado de  vendas de tubos, conexões e hidrômetros. Em nossa loja você encontra diversos produtos para usar na construção ou reforma  do sistema hidráulico da sua casa. Clique aqui e veja nossos produtos.