Provavelmente, em determinado momento, você já ouviu algo sobre a telemetria. Trata-se da transmissão de dados de fontes remotas para estações de recebimento. Assim, esses mesmos dados são processados, analisados e arquivados.

Em síntese, a forma de leitura facilitou bastante a medição de água em lugares de difícil acesso, onde o método de leitura presencial é prejudicado. Esse tipo de medição também é bastante eficiente em tubulações internas soldáveis (PVC, cobre, PPR, etc).

Geralmente, os prédios mais novos mantêm a caixa do hidrômetro ou do medidor de gás na parte interna dos apartamentos. Dessa forma, cabe aos moradores escolherem com precisão qual a tecnologia atenderá melhor os seus interesses.

Componentes que formam a telemetria

 – Unidade de medição e leitura: é o medidor propriamente dito, que transforma a grandeza física consumida em valores contabilizáveis e armazenáveis.

– Unidade de interface de medidores: é o responsável pela comunicação entre o medidor e a rede de comunicação.

– Rede de comunicação: trata-se do meio de transmissão dos dados dos medidores à central de gerenciamento.

– Central de gerenciamento: a central é a responsável pelo recebimento, processamento, armazenamento e aplicação dos dados coletados dos vários medidores. As tecnologias de telemedição são: radiofrequência – mais utilizada para medição individual de água e gás no Brasil – telefonia fixa e de celular, tv a cabo, satélite, barramento de campo e diversos outros exemplos.

A telemedição feita por barramento de campo

Trata-se de uma rede de cabos que atinge todos os medidores de um condomínio. No caso dos medidores analógicos com saída de sinal pulsado, a rede interliga cada medidor a um concentrador e este a um computador.

A telemedição por radiofrequência

A telemedição por radiofrequência é a forma de leitura automática de medidores mais utilizada no Brasil. A maioria desses sistemas usam concentradores móveis, que através de rotas pré-cadastradas, captam informações dos medidores. A partir daí, transfere para coletores portáteis e, posteriormente, descarrega nas centrais de processamento.

Como você pôde ver, o sistema de telemetria é uma forte tendência. O serviço é bastante prático e rápido e pode ser útil para medições em locais de difícil acesso.

Gostou do conteúdo apresentado? Continue acompanhando o nosso blog. Em breve, novos conteúdos serão apresentados. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a Hidrauconex. A nossa equipe está empenhada em te ajudar!