Para garantir que o abastecimento de água da sua casa funcione corretamente e não ocorra nenhum problema, é necessário que o sistema hidráulico seja instalado corretamente e por isso, é preciso alguns cuidados. 

Veja a seguir os principais cuidados que são necessários com a instalação hidráulica de uma casa: 

Faça um planejamento das disposições da sua casa. 

Se você deseja economizar e fazer a instalação hidráulica corretamente, planejar é fundamental. O planejamento é a maneira ideal de realizar todo o projeto evitando retrabalho e gastos desnecessários. 

Por isso, faça o mapeamento! Ele servirá como um guia que te ajudará a definir o posicionamento dos canos, torneiras e afins, apontar o tamanho, quantidade de material que será utilizado, além é claro de definir o custo. 

Posicione a caixa d’água corretamente.

Após o planejamento, a primeira coisa a ser feita na instalação hidráulica é posicionar a caixa d ‘água; e neste caso, posicioná-la corretamente é essencial. Considere os seguintes fatores: 

  • Se atente para a qualidade da caixa e com o seu posicionamento. As caixas de polietileno são as mais comuns do mercado, uma vez que  são leves e fáceis de manusear.
  • Ela deve ser instalada no ponto mais alto da casa. Assim ela pode distribuir a água por igual e corretamente para cada um dos cômodos,  evitando problemas no abastecimento. 
  • Considere também a distância do chuveiro em relação à caixa também. Esse fator é necessário para que a pressão seja suficiente e a água saia.
  • Não se esqueça de instalar a boia e o registro na saída de água.
  • As conexões precisam ser instaladas na caixa corretamente para que a tubulação consiga conduzir a água do hidrômetro até o reservatório. 

Se a sua instalação for muito antiga, substitua por uma nova. 

Caso a sua instalação for muito antiga e ainda seja composta por tubos de ferro, é hora de trocar! 

Além de causar infiltrações, tubos de ferros enferrujam e contaminam a água deixando ela avermelhada. O recomendado é que esses tubos sejam substituídos por tubos de PVC. 

Invista em tubulações resistentes

A tubulação é parte fundamental de uma instalação hidráulica, uma vez que os tubos são os responsáveis por realizar toda a distribuição da água para as torneiras, chuveiros e sanitários.

Para que não haja nenhuma complicação, é necessário se atentar a alguns cuidados necessários na hora de escolher a sua tubulação:

  • Não compre tubos de marcas diferentes, pois isso pode gerar desconexões.
  • Utilize tubulação cujo material seja de qualidade.  
  • Use canos de PVC para conduzir água fria e canos de ferro ou cobre para conduzir água quente. 
  • Para não prejudicar o desempenho do seu sistema hidráulico, diminuindo a pressão e atrapalhando a distribuição de água, evite usar trechos muito longos ou conexões em excesso.

Escolha os objetos hidráulicos corretos respeitando as medidas e os espaços estipulados no projeto criado. 

Para evitar desperdício é essencial escolher torneiras e descargas de qualidade, que façam a condução do fluxo de água corretamente, evitando problemas com vazamentos ou corrosão rápida.

Já sobre as descargas, opte por aquelas que se localizam acima do vaso, ficando em conjunto (caixa acoplada). Elas são ideais para a economia de água, uma vez que ela fica reservada dentro da caixa.

Outras considerações: 

  • Antes de fazer o contrapiso ou fechar a parede, as instalações devem ser testadas.
  • Peças sanitárias e os metais (vaso sanitário, pia, torneira, misturador) devem ser instalados por último.

Colocando dicas simples como essas em prática você vai economizar materiais e reduzir as chances de falha durante a obra, além de evitar dores de cabeça no futuro.No site da Hidrauconex você encontra tubos e conexões de qualidade com um preço acessível para o seu bolso. Clique aqui e conheça nossas opções.