As instalações hidráulicas são comuns em vários ambientes e infraestruturas. A finalidade deles é transportar fluídos e gases para diferentes objetivos. Por isso, eles são fáceis de serem encontrados em casas, prédios e indústrias. Além das instalações, também podemos destacar as válvulas como elementos fundamentais.
A função da válvula em uma instalação hidráulica é controlar o fluxo de um fluido, com base na abertura, fechamento e obstrução parcial das passagens. Portanto, esse dispositivo é fundamental para o bom desempenho das instalações hidráulicas. É válido destacar que existem diferentes tipos de válvulas no mercado. Cada uma com a sua característica e funcionalidade.
O objetivo deste artigo é apresentar quais são os modelos de válvulas mais comuns que existem e mostrar as características de cada um. Então, leia o texto com bastante atenção!
Válvulas monobloco
As válvulas monobloco são feitas de modo inteiriço, ou seja, sem partes. Elas são formadas por um bloco único. O seu sistema de ação possui apenas um obturador no formato de esfera vazada. Nelas, o fluido passa no exato momento em que a válvula está aberta. Quando as válvulas são fechadas, o orifício da esfera se normaliza ao segmento da passagem.
Válvulas angulares
Também chamadas de válvulas globo Y e válvulas globo inclinadas, as válvulas angulares possuem o atuador pneumático integrado e o corpo de passagem reto tipo Y. Com isso, ela tem um coeficiente de vazão alto.
Além dessas informações, ela pode ser normalmente fechada ou normalmente aberta. Portanto, NC e NO, respectivamente. Essas válvulas são bem corriqueiras nas instalações hidráulicas exclusivas para as redes de incêndios.
Válvulas de retenção
As válvulas de retenção também são bem comuns e são feitas para que um fluido possa escorrer somente em uma direção. Assim, ela se fecha em direção oposta, com o objetivo de evitar fluxo, proporcionando o contra fluxo.
A ferramenta opera de forma automática, sem precisar, na maioria das vezes, de operador.
Válvulas globo
São dispositivos usados para regular a vazão nas tubulações. Em relação ao mecanismo, as válvulas são formadas por um disco móvel e um anel fixo em um corpo que na maioria das vezes é esférico.
Válvulas borboletas
As válvulas borboletas podem fazer a regulagem ou isolar a vazão de uma rede específica. O objeto de vedação possui o formato de um disco, sendo que o seu acionamento pode ser feito de um jeito manual ou por mecanismos hidráulicos e pneumáticos. Ela é uma válvula que possibilita o fechamento de forma rápida e instantânea.
Esses são os principais tipos de válvulas que existem no mercado. Cada uma com a sua característica e com determinada funcionalidade. Existem outros modelos no mercado, porém os que foram apresentados são os mais comuns.
No mais, o que achou do artigo? Esperamos que tenha gostado da curiosidade! Em breve iremos divulgar novos conteúdos chamativos como esse. Aproveite para conhecer a nossa loja virtual! Até a próxima!