Também chamado de relógio em boa parte do Brasil, o hidrômetro é um dos principais materiais hidráulicos comercializados pela Hidrauconex. Ele tem a função de medir o consumo de água do seu imóvel em tempo real. Além disso, ele é um aparelho fundamental no combate ao desperdício.

Através da leitura do hidrômetro, é possível fazer o acompanhamento preciso do padrão de consumo mensal de água na residência. Com isso é possível ter um controle eficiente das contas de água, além de identificar com mais rapidez e praticidade, algum tipo de vazamento ou ocorrência que pode modificar a média de consumo de forma bem significativa.

Apesar de ser um instrumento comum em várias residências brasileiras, para fazer a leitura correta do hidrômetro é preciso seguir alguns passos fundamentais. Com isso, este artigo tem o objetivo de te ajudar a fazer essa leitura de forma assertiva. Então, fique atento a todas as recomendações a seguir.

Para ler o hidrômetro é preciso calcular

Você sabe o que faz um leiturista? Ele é responsável por visitar as residências e as empresas, com o objetivo de monitorar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições de forma mensal. 

Porém, além do leiturista, você também consegue fazer o controle individual do seu consumo, entender a sua rotina em casa e, consequentemente, adotar estratégias que podem ajudar diretamente na redução da conta de água. Afinal, o sonho de muitos é conseguir baixar consideravelmente o valor da conta de água e conseguir economizar de forma efetiva.

Para ler é preciso calcular. Então, vamos às contas! Siga os passos:

  • Faça a identificação do número de medição que aparece em destaque na sua última conta de água.
  • Depois, faça a subtração da medição da conta do número que aparece em destaque na leitura atual do hidrômetro.
  • Para fazer o cálculo, leve em consideração apenas os números pretos e desconsidere os outros.

Seguindo todos esses passos você conseguirá chegar ao cálculo final e saberá com exatidão, quanto conseguiu consumir desde a última conta de água. Bem prático e rápido, certo? Agora que você já sabe a fórmula mágica, aplique os passos na prática.

Saiba como você pode manter o seu hidrômetro em bom estado

Além de saber fazer a leitura de forma correta, é fundamental que você consiga manter o seu hidrômetro em excelente estado. Assim ele vai funcionar corretamente e terá uma vida útil bem longa. Para isso, é preciso seguir algumas dicas que podem ser fundamentais. Com elas, além de ampliar o tempo de uso do hidrômetro, ele continuará preciso em termos de medições. Dessa forma, siga as dicas abaixo:

  • Evite colocar objetos em cima do hidrômetro. Caso contrário, a medição pode ser implicada.
  • Mantenha o hidrômetro em um local que seja de fácil acesso para a realização da leitura.
  • Deixe o hidrômetro limpo e mantenha o lacre. É importante você saber que violar o hidrômetro é uma prática ilegal e que implica sanções previstas na lei.
  • Caso você perceba que o equipamento está danificado, entre em contato com a concessionária e informe o problema o quanto antes.

Como você viu ao longo do texto, é fundamental que você consiga manter o seu hidrômetro em perfeito estado. Além disso, você aprendeu a fazer uma leitura de forma prática e precisa. Com isso, esperamos que o artigo tenha sido bem útil para você. Aliás, por falar em hidrômetro, a Hidrauconex oferece excelentes opções para você, caso você esteja precisando de um. 

Além deste artigo, recomendamos outro texto que fala sobre como você pode manter um consumo de água consciente. Esperamos que você goste!