Apesar de serem comuns, os ralos são essenciais para diversos ambientes e por isso, possuem uma grande importância. Afinal, ninguém quer ter que lidar com mau cheiro e poças de água por ter escolhido o modelo incorreto, não é mesmo?

Para escolher o ralo ideal para sua casa, é preciso considerar diversos fatores que podem influenciar diretamente no bom funcionamento do sistema de drenagem e escoamento do ambiente. 

Por isso, trouxemos este artigo, com o intuito de falar sobre os modelos de ralos existentes, suas funcionalidades e como realizar uma escolha assertiva. Continue lendo!

Função do ralo

Em geral, o ralo é formado por uma caixa receptora, uma base (encaixada em um buraco no chão, responsável por fazer a ligação direta com os tubos de esgoto) e pela grelha ou tampa.

Qual é a importância do ralo?

Os tubos que passam por dentro dos ralos, são os responsáveis por fazer com que os resíduos cheguem até o seu destino correto, evitando que o mau cheiro do esgoto entre na residência. 

Além disso, os ralos também evitam que insetos e certos animais entrem dentro de casa por meio do encanamento. 

Quais os tipos de ralos existentes? 

Existem três tipos de ralos: ralo linear, sifonado ou seco. 

Ralo Linear: no começo, o ralo linear era mais utilizado em ambientes externos. Com o tempo, passou também a ser usado em banheiros em versões mais “estilosas” e funcionais.

Ele é o modelo mais utilizado nos banheiros porque escoa melhor a água e não permite que pedaços de sabonetes, fios de cabelo e outros itens caiam dentro do encanamento. Além disso, ele também não permite o retorno de maus odores. 

Esse modelo de ralo também pode ser usado em varandas, áreas de serviço e outras áreas internas e externas molhadas da casa, e pode ser encontrado modelos em inox e plástico.

Ralo Sifonado: o ralo sifonado possui um sifão. Sua principal função é impedir que o mau cheiro do esgoto retorne à tubulação. 

Esses ralos são indicados para ambientes como cozinha, banheiro, quintal e áreas de serviço. Entretanto, em caso de lavanderias cujo o objetivo do ralo é recolher o esgoto da máquina de lavar, é importante optar por uma caixa sifonada com dispositivo antiespuma. Isso porque, a caixa sifonada é responsável por receber o esgoto dos ralos, dos aparelhos sanitários e da lavagem dos pisos e impede que a espuma fique acumulada. 

Ralo Seco: o ralo seco não possui mecanismo de sifão. A água passa pela caixa receptora e vai direto para o sistema de esgoto.

A principal vantagem desse ralo é que o escoamento de água é mais rápido; porém, pode existir o retorno de cheiros indesejados.

Por conta dessa característica do retorno de odores quando não recebe água, é que o ralo seco está mais indicado para áreas constantemente úmidas, como é o caso do chuveiro. 

Como instalar os diferentes tipos de ralo?

Para instalar um ralo, é preciso, primeiramente, definir a sua localização. Ele precisa ficar num lugar em que a água consiga chegar nele sem obstáculos e fique protegido de muitas pisadas. Isso porque, mesmo escolhendo materiais resistentes, os ralos não aguentam o trânsito frequente e constante.

Além disso, o piso também influencia na escolha do ralo. Se você usar um piso de grandes dimensões em uma área muito pequena, o caimento até os ralos menores será dificultado e isso fará com que você tenha problemas no escoamento.

Nessas situações, o mais indicado é usar o ralo linear, que é fácil de instalar e conta com um funcionamento mais eficiente, já que fica no canto da parede e exige que todo o piso seja assentado com o caimento em um só sentido.

Para garantir o bom funcionamento e não ter brechas com infiltração, é essencial tomar bastante cuidado com a vedação em volta do ralo. É preciso que o rejunte fique sem nenhuma fresta.

Depois de instalado, jogue água para testar o caimento e também para verificar se não existem vazamentos.

Quais os outros cuidados com os ralos?

É essencial que os ralos sejam limpos. Isso porque, caso não haja uma higienização adequada, podem causar mau cheiro. Isso serve até mesmo para o ralo sifonado. 

Por isso, os fios de cabelos devem ser retirados periodicamente; as  gorduras e os restos de sabonete removidos e para garantir uma limpeza mais eficiente, os ralos podem ser lavados com água quente e cloro ou água sanitária. Você também poderá abrir o ralo e lavá-lo com detergente, esfregando-o com uma escovinha e enxaguando bem.

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil escolher a melhor opção para a sua casa? 

Em nossa loja você encontra ótimas opções de ralos, com ótimos preços. Clique aqui para acessar e conhecer nossos produtos.