O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que faz a medição e registra o consumo de água em uma residência ou empresa. Caso não saiba, existem diferentes tipos de hidrômetros. Cada um com uma característica própria.

A fabricação desses instrumentos ocorre de acordo com a necessidade de operação e recebem classificações que os diferenciam um do outro, de maneira construtiva ou operacional.

Com isso, o nosso objetivo é te apresentar os principais tipos de hidrômetros, destacando as características de cada um deles. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Hidrômetros residenciais e industriais

Talvez esses sejam os tipos de hidrômetro mais comuns.

Antes de defini-los, é fundamental explicar que os hidrômetros são projetados e fabricados, levando em consideração o fluido que vão medir.

Dessa forma, o medidor de água fria terá um tipo de projeto específico, enquanto o de água quente terá fabricação com base em outro tipo de projeto e materiais distintos.

Feita a apresentação, o medidor residencial é fabricado em maior escala e com menores dimensões. Já os medidores industriais têm maior tamanho. E também por terem maior capacidade de vazão, eles são empregados geralmente para fins industriais ou comerciais, como o próprio nome diz.

Apesar da diferença, não existe uma regra definida que determine a instalação de um medidor exclusivamente em residências, que não possa ser aplicado em uma indústria, ou vice-versa.

Hidrômetro de velocidade

Também pode ser denominado hidrômetro taquimétrico. Ele tem o mecanismo interno acionado pelo líquido em movimento em uma determinada velocidade.

Ao entrar no medidor, o fluido é direcionado em um ou mais jatos. Assim, a hélice é acionada, o que gera movimentos de rotação.

A partir daí o totalizador é acionado e faz registros proporcionais à rotação da turbina. Isso acumula e indica o volume em metros cúbicos ou litros.

Hidrômetro volumétrico

No caso do hidrômetro volumétrico, não existe a presença de uma turbina. E sim um êmbolo ou anel.

Trata-se de um recipiente que se enche com a entrada do líquido e faz o transporte de um determinado volume para a saída do medidor.

Esse transporte acontece devido a diferença de pressão. Ela é maior na entrada do que na saída do aparelho.

Com isso, o êmbolo faz um movimento circular em torno do próprio eixo. A atividade resulta em movimentos necessários para que o totalizador seja acionado.

Hidrômetro multijato

Também é um tipo de hidrômetro bem comum. Nele, o mecanismo interno é acionado por vários jatos de água. Eles incidem na turbina.

Na atividade, os jatos formam pares de forças. Assim, uma incide pela direita no sentido AB, enquanto a outra incide pela esquerda no sentido BA. Isso proporciona um equilíbrio efetivo para a turbina, quando ela estiver em rotação.

Hidrômetro monojato

O hidrômetro monojato é do tipo taquimétrico. A sua turbina é acionada apenas por um jato de líquido. Ele também pode ser chamado de hidrômetro jato único.

Hidrômetro mecânico

Como o próprio nome já diz, esse tipo de hidrômetro tem sistema de transmissão mecânica.

Nele, os movimentos da turbina são transferidos mecanicamente ao conjunto de engrenagens que compõe o totalizador. Ele faz o uso de um eixo que atravessa a placa separadora. Ela é responsável pela separação das partes secas e molhadas.

Hidrômetros úmidos e secos

É classificado como úmido, o hidrômetro que possui todo o mecanismo interno mergulhado no líquido medido. Tanto a turbina, quanto os conjuntos de engrenagens, trabalham totalmente submersos.

Já os hidrômetros secos são os que possuem placa separadora. Dessa forma, chamada pela finalidade específica de separar o medidor em duas partes: uma molhada e a outra seca.

Hidrômetro magnético

Nele, a transmissão dos movimentos da turbina é feita através de um par de ímãs. Eles ficam posicionados acima e abaixo da placa separadora. Dessa forma, o ímã propulsor fica fixado na ponta do eixo da turbina. Assim, o ímã propelido é acionado e se aloja no outro lado da placa separadora.

Como é feita a classificação metrológica?

Apresentados os diferentes tipos de hidrômetros, é importante dar detalhes da classificação metrológica.

Os hidrômetros são classificados metrologicamente com base na vazão mínima e na vazão de transição. Quanto menores elas forem, mais sensível e mais eficiente será o medidor.

E a avaliação da capacidade do hidrômetro?

A capacidade do hidrômetro é avaliada através das vazões de operação que ele pode suportar.

O início de funcionamento

Também denominado início de movimento, o início de funcionamento é a vazão a partir da qual o hidrômetro começa a indicar movimento das partes móveis.

Vale destacar que é a menor vazão possível. Ela pode vencer a inércia de repouso e colocar em movimento a turbina ou êmbolo.

Vazão mínima, nominal e máxima

A vazão mínima ocorre a partir do momento em que o hidrômetro começa a indicar volumes dentro da faixa de medição. Trata-se da menor vazão de trabalho com erros de registro admissíveis por norma técnica.

Já a vazão nominal corresponde à metade da vazão máxima. Possui esse nome, pois identificaria o medidor.

Por fim, a vazão máxima é a maior vazão admissível no hidrômetro. Com ela, o aparelho pode operar por um curto espaço de tempo. Isso, sem danificar e sem apresentar perda de carga superior a 10 metros de coluna de água.

Em conclusão, como você pôde notar durante o artigo, existem diferentes tipos de hidrômetros. Cada um com a sua característica e o seu tipo de aplicação.

Gostou do texto? Continue acompanhando o nosso blog. Saiba que temos as melhores opções de hidrômetros do mercado. Entre em contato conosco e garanta o mais vantajoso.