Entender a diferença entre sifão e a caixa sifonada é muito importante. Assim você saberá qual é o modelo ideal para o seu ambiente e poderá evitar problemas com o escoamento de água ou o mau cheiro.

Veja abaixo as principais características do sifão e da caixa sifonada e as diferenças que existem entre esses dois produtos.

O que o sifão e a caixa sifonada têm em comum?

O sifão é uma peça responsável por conectar a válvula de escoamento da pia com o encanamento e a rede de esgoto. Sua principal função é evitar que os gases e o mau cheiro do esgoto voltem pelo ralo para dentro da casa, além de impedir a entrada de pequenos insetos, como baratas, pelo encanamento.

A caixa Sifonada assim como o sifão, evita que o mau cheiro saia de uma tubulação de esgoto e vaze para o cômodo em que a caixa está instalada, a partir do sistema de sifão já explicado acima.

Diferenças entre sifão e caixa sifonada

Agora que já entendemos o que há de comum, veja a seguir em quais características esses produtos se diferem.

  • Formato, material e tamanho:

Cada um desses produtos possuem uma forma e tamanho distintos.

No caso do sifão, antes de instalar é fundamental ter em mente qual será o modelo que será instalado e se esse modelo é adequado para aquele tipo de instalação.

Geralmente os sifões são feitos de polipropileno (plástico) ou de metal e normalmente, ela compõe um kit com adaptadores e arruelas de vedação.

Sifão de plástico: o sifão de plástico geralmente é o mais em conta, entretanto, seu material deixa um pouco a desejar, uma vez que devido a alguns fatores como exposição à luz do sol, produtos de limpeza, fungos e bactérias se degradam com mais facilidade, causando rachaduras  e ocasionando a inutilidade da peça.

Sifão de metal: esse material é mais resistente. Eles possuem um corpo rosqueável e removível, que facilita muito a limpeza e retirada de detritos em caso de entupimento.

Veja abaixo os modelos de sifões existentes: 

Sifão Rígido

O sifão rígido possui um corpo específico para retenção de líquido, utilizado quando o posicionamento da saída da pia com a espera do esgoto está alinhado.

Sifão flexível:

O sifão flexível, permite o encaixe da saída da pia com a espera do esgoto mesmo não estando alinhado. Embora seja muito resistente, não permite ajustes na instalação devido à sua curvatura única, e por esse motivo não é tão utilizado atualmente.

Rígido com copo

O material deste modelo de sião pode ser tanto de plástico como de metal cromado, possui um tubo reto e dispensa a curvatura, pois o copo acoplado faz o trabalho de sifonagem. É possível regular a altura e o encaixe.

Sanfonado

O modelo sanfonado é um modelo mais versátil. Sua flexibilidade permite corrigir qualquer desalinhamento na instalação, pois pode ser estendido em qualquer direção necessária para alcançar a conexão com o esgoto.

Sanfonado com copo

Além da flexibilidade necessária no caso de desalinhamento, o sifão sanfonado com copo dispensa a sifonagem do tubo, facilitando a limpeza.

Caixa sifonada:

A caixa sifonada possui diversas entradas de tubos, podendo variar de acordo com o seu modelo.

O material mais utilizado e recomendado é o PVC. Por ser um tipo de plástico bem resistente e fácil de limpar.

Existem diversos formatos de caixa sifonada; desde redonda, retangular e até mesmo quadrada. Mas ao escolher um formato é ideal que ele acompanhe o formato do ralo. 

Instalação e funcionamento

Para o sifão e a caixa sifonada terem o seu funcionamento perfeito, é necessário realizar o armazenamento de um pouco de água dentro do corpo da caixa e do sifão, assim será possível garantir o bloqueio da entrada dos gases provenientes do esgoto.

O sifão é uma peça que deve estar instalada nas saídas de todas as pias e tanques. No caso instalação do sifão flexível é necessário fazer curvatura tipo U ou S para formar o fecho hídrico.

É muito importante verificar se o sifão instalado em seu recipiente é o correto para aquele uso, pois existe um tipo certo para cada finalidade.

As caixas sifonadas são instaladas principalmente sob piso de banheiros, cozinhas, sacadas, lavanderia e em lugares onde a água precisa ser escoada. É válido dizer que para efetuar a sua instalação é necessário levar em conta o projeto do sistema predial de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação. 

Entre em nosso site e confira os modelos que oferecemos.