Individualizar a água do condomínio é a vontade de muitos síndicos. Com isso, cada morador terá a sua própria conta de água e será responsável por aquilo que é gasto durante o mês. Sem dúvidas, é algo mais justo para todos os condôminos.

Depois que você, síndico, individualizar a água do condomínio, cada um dos apartamentos/unidades irá pagar apenas pelo volume de água consumido. Com isso, os moradores poderão acompanhar de forma mais efetiva o seu gasto de água.

Para individualizar a água do condomínio, é importante contratar uma empresa que seja inteiramente da sua confiança e que tenha vasta experiência no mercado. Ela ficará responsável pela leitura individual de cada um dos hidrômetros e definir a cobrança.

Com o objetivo de tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto, elaboramos esse artigo que será bastante útil para você que pensa em individualizar a água do condomínio e sente a necessidade de obter informações precisas e objetivas antes de realizar a ação. Então, leia o texto com bastante atenção!

Individualizar a água do condomínio é uma prática obrigatória por lei

A lei 13.312 foi sancionada em 2016, pelo então presidente da república em exercício, Michel Temer. Segundo ela, a partir de 2021 todos os novos condomínios brasileiros devem ser entregues aos moradores, prontos para a medição individual da água.

Muitas edificações antigas também estão aderindo essa prática, pois individualizar a água do condomínio resulta em um consumo mais racional da água e gera uma economia bem considerável aos moradores.

Tenha cuidado ao contratar uma empresa de individualização de hidrômetros

A tarefa de individualizar a água do condomínio ficará a cargo da empresa responsável. Por isso, é fundamental que você, síndico, tenha muito cuidado na hora de contratar e siga alguns critérios, para que o trabalho seja realizado de forma assertiva. Assim, você conseguirá evitar frustrações.

Dessa forma, é fundamental que você não mire apenas no preço do serviço. Dê prioridade também para a qualidade, já que existem várias opções de serviços distintos, como por exemplo, leitura do consumo, gestão dos dados dos moradores e, até mesmo, tipo de atendimento ofertado pela empresa contratante.

Por isso, você deve ter cuidado ao contratar a empresa ideal e fazer um trabalho de pesquisa bem minucioso. Portanto, busque referências e dê prioridade para as empresas mais experientes no mercado.

Os benefícios da individualização da água

Individualizar a água do condomínio pode causar uma série de benefícios para os moradores em geral. Podemos citar alguns exemplos como:

·   Consumo racional

·   Cobrança justa do que cada unidade gasta

·   Economia

·   Facilidade em detectar vazamentos

·   Valor agregado para a unidade

·   Comodidade para o síndico

Como você pôde ver ao longo do artigo, individualizar a água do condomínio é algo obrigatório para novas edificações, demanda atenção no momento da empresa responsável pelo serviço e proporciona vários benefícios para os moradores. Com isso, esperamos que as suas dúvidas a respeito do assunto tenham sido sanadas.

Caso precise de boas opções de hidrômetros e outros materiais hidráulicos, a Hidrauconex se coloca inteiramente à sua disposição. Entre em nossa loja virtual e veja as nossas opções!