Até chegar na sua casa, a água passa por diversas etapas. Uma parte de fundamental importância para as companhias de saneamento é justamente a medição do consumo para a cobrança do que será utilizado. É aí que entra o hidrômetro de água.

A instalação e troca desses hidrômetros também são de responsabilidade das companhias. Com base nessa introdução, durante o artigo iremos mostrar o funcionamento e as principais características de um hidrômetro. Continue lendo!

Afinal, o que é um hidrômetro de água

O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que faz a medição e registra o consumo de água. Ele também é bastante conhecido como medidor ou relógio.

Vale ressaltar que são utilizados faturamento e modos de medição distintos, para diferentes tipos de clientes.

O objetivo do hidrômetro é gerar uma cobrança justa, com base no que foi consumido. O equipamento evita desperdícios e ajuda na preservação do meio ambiente.

Em relação ao funcionamento, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. Isso prejudica obter uma medição correta e efetiva.

Caso queira, o usuário pode solicitar a instalação de forma gratuita e a substituição se algum tipo de avaria for identificado.

Também é importante ter cuidado com o equipamento, sendo que violações, furtos e adulteração podem levar a multas e outras penalidades, caso o crime seja configurado.

Como fazer a leitura correta de um hidrômetro?

Você consegue ler um hidrômetro fazendo a observação da sequência de números que aparece no visor. A sequência indica os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros.

Para verificar o consumo diário é só diminuir a leitura do dia anterior da leitura do dia atual.

Fazendo essa observação, você consegue perceber quando o consumo está exagerado e até mesmo detectar possíveis vazamentos.

Um exemplo que pode ser destacado é a técnica que consiste em fechar bem todas as torneiras e todos os equipamentos que possam usar água.

Depois de uma hora você deve verificar se existe diferença entre a leitura atual e a posterior. Se houver, provavelmente tem um vazamento ocorrendo.

Para que os hidrômetros tenham uma medição mais precisa e uma durabilidade maior, eles devem ser instalados na horizontal e com a relojoaria direcionada para cima.

Lembre-se que o único modelo que pode ser instalado na vertical, horizontal e inclinado, e não perde a precisão, é o ultrassônico.

Erros no funcionamento do hidrômetro

Nas condições normais que um hidrômetro pode operar, ressaltamos a vazão nominal, sendo expressa em metros cúbicos por hora.

Entretanto, os hidrômetros podem apresentar uma medição abaixo do esperado, ineficaz, denominada submedição. Algumas das causas mais comuns são:

– Condições de instalação inadequadas.

– Dimensionamento incorreto.

– Falta de manutenção.

– Erro de leitura.

– Vida útil esgotada.

Agora você ficou por dentro de como funciona um hidrômetro e quais são as suas principais características.

Saiba que a Hidrauconex é uma das referências em vendas de hidrômetros. Em nosso site você tem acesso às opções que nós temos!

Responsabilidade pela instalação

A companhia de água é responsável pela instalação do hidrômetro, mas o usuário também pode fazer esta instalação, basta solicitar informações sobre o modelo correto e pedir autorização para comprar. Após a instalação a concessionária fará uma vistoria para aprovação e ligação da água. 

Vale ressaltar que em caso de individualização de água interna, essa autorização não é necessária. Assim, o usuário pode comprar o hidrômetro e fazer a instalação ou contratar uma empresa especializada.

Tempo de troca do hidrômetro

A troca do hidrômetro é recomendada a cada 5 anos. Após o prazo, o medidor começa a perder a precisão.

Quando se trata do hidrômetro multijato, o prazo pode ser prorrogado para 8 anos. Isso, justamente, por se tratar de um medidor melhor e mais resistente.