Está pensando em construir um poço artesiano e não sabe qual a vazão esperar? Este artigo irá apresentar a melhor forma para calcular a vazão de um poço artesiano e como escolher o melhor hidrômetro. 

O que é vazão? 

A vazão de um poço artesiano se refere ao volume de água que sai dele por determinado período. 

Por que é importante calcular a vazão de um poço artesiano? 

Se você está avaliando a possibilidade de construir um poço artesiano, saber calcular a vazão é muito importante, uma vez que será através deste cálculo que será possível identificar a capacidade de extração de água do poço. Para isso, é necessário realizar um teste de vazão  que irá definir o alinhamento entre o fornecimento de água, o sistema de bombeamento e a energia gasta para esse serviço. 

Como funciona o teste de vazão? 

O teste de vazão, também chamado de teste de bombeamento ou produção, serve para medir os parâmetros hidrodinâmicos e características do poço, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas ). 

Além disso, esse teste também registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível, e gerando informações que irão ajudar a determinar a capacidade de extração de água e no dimensionamento e colocação do conjunto de bombeamento.

Como calcular a vazão de um poço artesiano?

É importante saber que o teste de vazão possui um custo. Mas um jeito mais prático e simples de medir a vazão de um poço manualmente é vendo quanto tempo ele demora para encher um balde. Para isso, é necessário saber a capacidade do balde — o recomendável é que ele seja de 10 litros, para facilitar o cálculo — e ter um cronômetro para se saber com mais precisão o tempo gasto — em segundos —.

Após encher o balde, basta fazer o seguinte cálculo:

Vazão por hora = (3.600 segundos x capacidade do balde) / tempo gasto e o resultado será dado em litros/hora.

Podemos seguir também o seguinte raciocínio: se a vazão de um poço é de 2m³/h, isso significa que ele possui a capacidade de extrair 2 mil litros de água por hora.

Qual é a vazão ideal para um poço artesiano? 

Para descobrir qual é a vazão ideal é necessário definir primeiramente qual será a sua finalidade. Para que você vai utilizar a água? Após responder essa pergunta será possível ter noção de qual será o seu consumo diário e mensal de água. A partir disso, você saberá se precisará de uma vazão maior ou menor.  

Exemplo, vamos supor que você irá usar o poço para abastecer uma casa ou sítio. Neste caso, a vazão de 1 a 2m³/h — mil a dois mil litros de água por hora — é suficiente.

Caso o objetivo do seu poço seja utilizar água para fins agrícolas ou industriais, é mais recomendável realizar um estudo a partir de seu consumo atual e a partir disso, definir sua demanda diária e/ou mensal.  

Se o seu objetivo é utilizar a água para irrigação, construir um poço de profundidades mais rasas, pode conseguir a vazão que você precisa.  

Se a água for destinada ao consumo humano, é fundamental construir um poço mais profundo. Entretanto é necessário frisar que o custo para perfurar um poço com maior diâmetro é maior.  Uma ferramenta indispensável para medir a quantidade de água é o hidrômetro.  Por isso, é fundamental que ao construir um poço artesiano você tenha esse equipamento. Somente assim seu poço será devidamente regularizado. Isso porque o hidrômetro para poço é uma exigência do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), órgão ambiental que licencia e outorga a utilização dos poços. 

Qual é a finalidade do hidrômetro?

Para construir um poço artesiano é preciso obter uma licença ambiental. E, depois de pronto, para utilizar sua água, é preciso obter uma outorga e alguns procedimentos serem seguidos. 

Como dito antes, instalar o hidrômetro é uma exigência, isso porque a sua  finalidade é justamente  comprovar aos órgãos ambientais qual foi o volume de água utilizado e comprovar que o volume declarado está sendo cumprido.

Tipos de hidrômetros utilizados em poço artesiano

Existem diversos tipos de hidrômetros. Entretanto, os mais indicados são: Multijato e Woltmann. Estes se diferenciam dos demais por causa da qualidade e resistência.

Como escolher o melhor hidrômetro?

Na hora de escolher o hidrômetro para o seu poço, é necessário ter em mente que cada hidrômetro é elaborado para atender um tipo de vazão. Por isso, na hora da compra deste equipamento é essencial verificar se ele atende as especificidades e necessidades do poço artesiano.

O hidrômetro do tipo Woltman se diferencia no mercado por ter maior capacidade e durabilidade. Sua carcaça é formatada para se ajustar perfeitamente às especificidades do sistema do poço artesiano. Inclusive temos esse modelo disponível em nosso catálogo, além dos outros modelos. Clique aqui e conheça nossos produtos! 

Gostou desse artigo? Em nosso blog temos diversos textos abordando variados assuntos sobre hidráulica. Confira clicando aqui