Saber ler as plantas hidráulicas é fundamental. Através dela você definirá, por exemplo, qual parte da parede da sua casa você poderá furar para colocar uma prateleira. Tudo isso, sem o risco de estourar um cano e causar maiores prejuízos!

Dessa forma, o artigo irá mostrar detalhes das plantas hidráulicas e apresentar como você pode interpretá-las. Saber fazer a leitura correta é bastante importante.

As plantas hidráulicas

As plantas hidráulicas apresentam o percurso feito pelas instalações (entrada de água quente ou fria e esgoto) na construção.

Também aponta com precisão a localização de ralos e caixas de gorduras, por exemplo. A partir daí você poderá fazer uma verificação efetiva de onde passam as tubulações e quais são os seus diâmetros.

Assim como a planta da casa, as plantas hidráulicas são projetadas por um engenheiro responsável pela construção e devem ser entregues pela construtora ao comprador do imóvel no ato da compra.

As plantas hidráulicas são indispensáveis

Elas são indispensáveis. Tendo elas em mãos, você saberá com exatidão o local de passagem dos encanamentos. Assim, você terá mais segurança ao fazer uma simples perfuração na parede da sua casa.

Com as plantas hidráulicas, você também conseguirá saber qual é o registro certo que fechará a água da sua residência. Além de ficar por dentro de qual caixa fornece água para um determinado cômodo.

A leitura de uma planta hidráulica

Ler uma planta hidráulica parece ser algo complexo, porém não é. Pelo contrário. É algo bastante fácil.

Nada mais são do que a planta do imóvel com algumas especificações. Entre elas, estão os tipos de tubulações utilizadas na construção. O PVC de 100 milímetros.

Todas as plantas carregam uma legenda com o objetivo de auxiliar na leitura e facilitar a vida de quem não é familiarizado com esses símbolos, além de definir as abreviações utilizadas no projeto.

É importante ressaltar que cada um dos símbolos mantém relação a um elemento utilizado no local.

Veja a simbologia de cada elemento na tabela abaixo:

Viu como ler as plantas hidráulicas é algo fácil? Além disso, é fundamental para você que quer fazer alguma mudança estrutural em sua residência!

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso blog e acesse as nossas redes sociais. Em breve daremos mais dicas!