Independente do ambiente, vazamento de água é um grande problema, que tende a gerar enormes transtornos. Se um simples vazamento como o de uma torneira, ou do vaso sanitário já causam muita dor de cabeça, imagine aqueles que passam despercebidos. É o caso dos vazamentos em registros de água.

É muito comum acontecer vazamentos mesmo com o registro fechado, e por passarem despercebidos, só conseguimos identificar que há algo errado, quando a conta vem no fim do mês. E o susto é grande! 

Pensando nisso, trouxemos este artigo, com algumas dicas para que você consiga consertar o vazamento de água em registro fechado e não ter dores de cabeça no fim do mês. Continue lendo! 

O que fazer para consertar o vazamento de água em registro? 

Antes de tudo é preciso lembrar que os registros possuem uma série de peças que podem dar defeito e acabar causando o vazamento. Por isso, ao notar o vazamento, tente trocar o reparo do registro. Veja a seguir um passo a passo bem simples que poderá te auxiliar: 

1 – Desligue o registro geral da residência e feche o registro da caixa d’água.

2 – Retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante que parece uma tampinha); não será preciso utilizar nenhuma ferramenta para removê-la.

3- Retire o parafuso que fica embaixo dessa peça. Ele pode ser retirado com chave fenda ou Philips.

4 – A partir deste ponto é possível remover a manopla com facilidade.

5 – Abaixo da manopla fica o reparo. Utilize um alicate bomba d’água ou chave de grifo para removê-lo  completamente. 

6 – Após removê-lo, basta trocar o reparo e realizar a remontagem para que o vazamento cesse.

Importante: Existem alguns modelos de registros cujo reparo não pode ser substituído. Para esses casos, é necessário realizar a substituição completa da peça.

Após a troca das peças, é hora de testar! 

Teste as torneiras: com o registro fechado, faça uma vistoria em todas as torneiras da casa e observe quais estão pingando. Veja também se não há vazamento pela conexão da torneira com a parede ou até mesmo a manopla onde é feita a abertura da torneira.

Teste o vaso sanitário: independente do modelo do vaso sanitário, é comum ocorrer vazamentos. Por isso é importante fazer esses testes em todos os vasos em um ambiente, mesmo quando em grande quantidade.

Como funciona?

Existem diversas formas de testar vazamentos no vaso sanitário, a seguir, listamos os mais comuns. Veja!  

  • Para o primeiro teste, você terá que retirar toda a água de dentro do vaso sanitário. Espere por cerca de uma hora e veja se o nível da água voltou a subir. Caso tenha subido, então há um vazamento na descarga do vaso.
  • Teste com pó de café ou cinzas. Esse é um teste mais rápido, entretanto, não tão preciso. Ele consiste em jogar um pouco de pó de café ou cinzas dentro do vaso. Caso as partículas fiquem “se movimentando” então tem água caindo dentro da bacia.
  • O terceiro teste, é mais recomendado para residências. Consiste em colocar um pouco de suco em pó de cor forte dentro da caixa do vaso. Se houver vazamento, logo a cor da água dentro da privada vai trocar de cor.

Ao notar o vazamento no vaso ou na torneira, é importante realizar o reparo da peça defeituosa ou então contratar uma empresa para realizar o reparo.

Agora que você já sabe como identificar e reparar vazamentos no registro, é hora de saber onde encontrar peças de qualidade. É simples, na Hidrauconex

A Hidrauconex trabalha com os melhores produtos hidráulicos do mercado e é especialista na venda de hidrômetros, registros, tubos e conexões. Além disso, ela oferece ótimas condições de pagamento para você adquirir os  produtos que você precisa e ainda economizar

 Acesse nossa loja virtual e saiba mais!