Os registros são peças fundamentais para o seu bom funcionamento de uma instalação hidráulica. Existem tipos e aplicações diferentes de registros, por isso é necessário conhecer cada especificidade, afinal, se um vazamento estourar é preciso saber qual registro fechar deve ser fechado, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos este artigo com objetivo de falar sobre cada modelo de registro existente e explicar suas funcionalidades e diferenças. Confira!

Os registros possuem a função de controlar ou bloquear o fluxo de água da rede hidráulica. E apesar de terem funções parecidas, possuem aplicações diferentes dependendo da parte da instalação hidráulica que foram colocados.

Tipos de registros existentes

Existem 3 tipos de registro de água. São eles: Registro de pressão, Registro de gaveta e registro de esfera

Registro de pressão: diferente dos outros tipos de registros, o registro de pressão não é utilizado para bloquear o fluxo de água, sua principal função é controlar o fluxo de água em apenas um determinado ponto da rede, aumentando ou diminuindo o volume de água.

Ele é utilizado para abrir e fechar o chuveiro, a torneira do lavatório do banheiro ou a torneira da cozinha. 

Registro de gaveta: o registro de gaveta também é conhecido como registro geral. Diferente do registro de pressão, sua função é interromper totalmente a vazão de água de uma rede, controlando o fluxo de água que vai da caixa d’água para toda a casa. 

Trata-se daquele registro que fica na parede e você mexe de vez em quando pra fechar a água, se tem algum vazamento ou se você precisa fazer algum conserto ou manutenção.

Registro de esfera: assim como os registros de gaveta, os registros de esfera também possuem a função de bloquear totalmente a saída de água. A diferença é que esse modelo é utilizado para instalações em caixas d’água ou de piscinas, uma vez que são mais resistentes que os outros modelos.

Como realizar a instalação de cada registro?

Veja a seguir as especificações a serem consideradas na hora de instalar cada registro.

Como o registro de pressão é utilizado diariamente, é fundamental que ele seja instalado em uma altura acessível.No caso do registro de chuveiro, ele deve estar a 1,10m ou 1,20m de distância do piso.

O registro de gaveta, deve ser instalado próximo aos seus respectivos pontos de uso. Ou seja, cada circuito hidráulico precisa ter o seu registro.

Por exemplo, se a casa tiver dois banheiros, cada banheiro precisa ter o seu próprio registro de gaveta.

Além disso, para instalar um registro de gaveta é fundamental considerar a altura, pois ela facilita o seu manuseio. O ideal é que esteja em uma distância de 1,80 m a 1,90 m do piso.

Já a instalação do registro de esfera é mais fácil. Ele é totalmente desmontável, auxilia na manutenção e limpeza, deve ser usado em instalações não embutidas, não requer o uso de ferramentas para a instalação. 

Como escolher o registro hidráulico certo?

Como falamos anteriormente, cada registro possui sua especificidade, e para que você escolha a peça certa para a sua instalação hidráulica, veja a seguir algumas dicas simples. 

  • Busque a orientação de um profissional para que avalie a situação e a real necessidade de adquirir uma nova peça;
  • Confira o diâmetro dos canos para garantir que o registros adquirido seja compatível;
  • Verifique se o registro hidráulico é indicado para água fria ou quente;
  • Saiba qual é o tipo de acoplamento, ou seja, se ele será instalado rosqueando ou soldando;
  • Verifique qual é o tipo de acabamento do registro (pode ser para instalação aparente ou embutida). Se a instalação for aparente, dê atenção ao acabamento da base.

Lembre-se, contar com a ajuda de um profissional para realizar a instalação ou a troca do registro é fundamental para assegurar a assertividade do processo e evitar dores de cabeça. 

Gostou? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos. Em breve teremos novas postagens!