A água é um bem natural que utilizamos muito no cotidiano e devemos cada vez mais reconhecer seu valor. 

Nos dias atuais, é muito discutido assuntos que permeiam o meio ecológico e o consumo da água também é um tema muito debatido. Questões como desperdício da água, como evitá-lo e a importância dela para o planeta são expostas constantemente, mas, você já se perguntou qual é a importância de tratar a água? Porquê devemos ter bastante atenção ao tipo de água que estamos consumindo?

A utilização de uma rede hídrica doméstica que distribui para a casa água tratada, é essencial e fundamental para a saúde de todos.

Sendo assim, neste artigo vamos abordar como a qualidade da água que chega até você interfere na sua saúde. 

Doenças causadas pelo consumo de água contaminada

A água que chega da rede hidráulica doméstica não é utilizada somente para a hidratação pessoal, ou seja, água não é só para beber.

Também utilizamos ela para lavar os cabelos, tomar banho, escovar os dentes e outros afazeres que estão relacionados à higiene do nosso corpo. Percebeu que água doméstica, aquela que chega até nós, precisa de tratamento? 

Diversas doenças podem surgir com o consumo de água que não possui o tratamento adequado. 

Diarréias, hepatite, cólera e tantas outras doenças fazem parte do ciclo do consumo da água contaminada. Além da ingestão, o simples contato com água contaminada pode trazer diversas alergias nos pelos do corpo humano e mucosas no céu da boca, ao realizar a escovação dentária. 

Consumir água tratada é saúde

É essencial consumir água tratada para manter a saúde em dia e evitar doenças.

Não deixe de verificar com profissionais da área hídrica se a água que você está recebendo em casa tem algum tipo de tratamento. Além disso, outra dica para manter a saúde consumindo água, é estar utilizando um filtro em casa ou comprando água mineral.

Veja abaixo, algumas das principais vantagens de tratar a água da sua residência:

Hidratação 

Você sabia que o simples fato de sentir sede é um alerta do corpo para a atenção com a hidratação?

A hidratação é muito importante para o funcionamento do corpo humano. Isso ocorre porque o nosso corpo exige o consumo de água para que ele possa realizar tarefas simples, como transportar sangue.

Saúde da pele 

A água é muito importante para o auxílio do crescimento da unha e também hidrata a pele, deixando ela com uma aparência menos seca.

Aumento da disposição no dia a dia

Em um dia quente você já sentiu-se indisposto e após consumir água “recuperou as energias”?

Consumir uma água tratada e de qualidade revigora o nosso humor e ajuda em atividades que necessitam de muito fôlego, como caminhadas, passeios e dias ao ar livre.

Cognição Motora

Sabemos que a hidratação ajuda no funcionamento de diversas partes do nosso corpo, uma delas é o cérebro. Ele é um dos órgãos que mais necessitam da hidratação e a água fornece diversos minerais e nutrientes importantes que auxiliam na performance da cognição motora cerebral. 

Melhora da imunidade 

Você já deve ter ouvido falar daquele ditado que diz que água pode curar tudo. Não é bem assim que acontece na prática, mas o consumo de água tratada é responsável por melhorar a imunidade do nosso corpo e  prevenir diversas doenças. Portanto, isso acontece por conta dela ser pura e livre de contaminação.

Economia Financeira

Beber água pode ser uma ótima sugestão para evitar consumir refrigerantes, sucos de caixinha e outras bebidas que não fazem bem ao organismo.Além de não consumir industrializados, você vai economizar bastante!

Perda de peso

Consumir água ajuda bastante no processo de digestão.

Experimente consumir ela no lugar de guloseimas, isso pode ajudar você a perder peso. Assim, é possível sentir-se saciado e conseguir esperar até a próxima refeição. 

Gostou do artigo? Confira 4 curiosidades sobre a água que você consome no cotidiano.

Não deixe de visitar a loja da Hidroconex e conhecer os nossos materiais hidráulicos.