Como já abordamos aqui no blog, existem vários tipos de hidrômetros. Cada um possui uma especificidade e são indicados em diferentes situações. Das diversas opções apresentadas, dois deles são bastante conhecidos: o unijato e o multijato.

Durante esse artigo iremos dar detalhes específicos sobre os dois tipos de hidrômetros em destaque. É importante você saber as principais características, para não errar no momento da compra.

Continue a leitura e fique por dentro!

O hidrômetro unijato e as suas especifidades

O hidrômetro unijato é um tipo de equipamento bastante comum. Ele também é conhecido como contador de água monojato ou de jato único.

O unijato é resistente a corrosões

Nesse tipo de hidrômetro, os medidores possuem filtro com malha para proteção extra, justamente com o objetivo de evitar partículas em suspensão. Lembrando que, geralmente, os materiais são resistentes a corrosão.

Outra característica do unijato é o fato dele ser constituído de mancalização efetiva, que garante um desgaste mínimo em grandes vazões e uma sensibilidade considerável em vazões baixas.

O jato de água incide diretamente na turbina

Essa é outra grande característica do hidrômetro unijato. Os contadores de água podem ser afetados pelas impurezas retidas no filtro.

A obstrução pode causar o aumento considerável da velocidade da incidência do jato sobre a turbina, alterando a precisão do aparelho.

Vale ressaltar que a instalação do hidrômetro unijato é indicada somente para medição de água potável tratada. Isso, em regiões onde a água não possui calcário.

A troca do equipamento é recomendada a cada 5 anos.

O hidrômetro multijato e as principais especificidades

Ele suporta altas vazões

O hidrômetro multijato, também denominado medidor multijato, é um tipo de equipamento que suporta altas vazões em períodos curtos de tempo. Ele é fabricado com materiais de alta qualidade, para uma resistência efetiva contra fadiga e corrosão.

A turbina com mancalização em safira pode ser considerada um exemplo. Ela promove sensibilidade extra em baixas vazões.

Mecanismo interno acionado por vários jatos de água

O multijato possui um mecanismo interno que é acionado por vários jatos de água. Eles incidem na turbina de maneira tangencial.

Você deve estar se perguntando como isso funciona. Simples: os jatos formam pares de forças. Uma incide pela direita no sentido AB, enquanto a outra incide pela esquerda, no sentido BA.

A distribuição coordenada dos jatos de água proporciona um perfeito equilíbrio hidrodinâmico da turbina.

Isso confere ao hidrômetro uma vida útil prolongada e garante uma boa performance da medição em baixas e altas vazões.

Em conclusão, o equipamento pode ser usado para medição de água potável, sendo ela tratada ou não. Porém, não pode ser usado em água bruta. Quanto a troca, ela é recomendada a cada 8 anos.

Após a leitura do artigo, você concluiu qual opção é melhor? Cada um possui as suas vantagens em relação a alguma especificidade. Saber escolher, antes de comprar, é fundamental!

Possuímos as melhores opções de hidrômetros! Garanta agora mesmo o seu produto!