O hidrômetro, ou relógio, é o aparelho que mede a quantidade de água consumida nas residências, é comum que edificações condominiais antigas não tenham um sistema de medição individualizada. A medição da água costuma ser coletiva e o valor total da conta dividido entre todos apartamentos ou casas.

É fácil de perceber que não é um sistema justo, já que todos arcam com o mesmo valor mas os hábitos de consumo podem ser diferentes. Quando o valor total é dividido, moradores podem estar menos atentos ao consumo e desperdício já que a conta seria dividida. A saída para o problema seria a instalação de hidrômetros por apartamento, com cada um pagando pela proporção de água utilizada individualmente.

Considerando isso, foi aprovada em 2016 uma lei federal que obriga novos condomínios, a partir de 2021, a instalarem hidrômetros que permitam leitura individualizada de água. Abaixo estão 5 coisas que você precisa saber sobre os hidrômetros individuais em condomínios, especialmente agora com a lei entrando vigência:

  1. A economia da água pode chegar a um total de 25% com a redução do consumo que a proporcionalidade do pagamento causa, especialmente pelo gasto individualizado que será mais facilmente percebido no valor da conta. Ou seja, um ponto positivo é essa redução expressiva do consumo de água, seja por consciência no uso do recurso natural ou por contenção de gastos.
  1. A redução de consumo de água também significa redução no volume do esgoto e isso torna possível identificar mais rapidamente possíveis vazamentos nas tubulações, economizando água e dinheiro.
  1. O imóvel pode lucrar com maior valor agregado já que individualmente é mais fácil identificar problemas de vazamento, como mencionado acima. Além de reduzir, individualmente, outros custos com condomínio e despesas, como energia usada no chuveiro, máquina de lavar, lava-louças e etc.
  1. Entre 2009 e 2014, mais de 100 mil edifícios aderiram ao hidrômetro individual resultando numa média de redução do consumo de água que garantiu 20% a menos nas contas de águas dos condomínios, segundo a Agência Nacional das Águas.
  1. Os condomínios construídos antes de 2021 não são obrigados a oferecerem medição individualizada do consumo hídrico. Se houver um desejo de fazer a alteração precisará ser aprovado em Assembleia com mínimo de ⅔ dos condôminos. Nesse caso, será necessário a contratação de uma empresa especializada que fará análise e orçamento. É essencial que seja feita essa avaliação por técnicos da área já que dependendo da estrutura física do prédio, o custo com a adaptação pode ser muito superior à economia prevista.

Caso não seja realmente possível individualizar hidrômetros com o auxílio de uma empresa especializada porque seu condomínio data de antes da implementação da lei e os custos não compensam. Já que a economia que seria possível na redução dos gastos com água não é proporcional ao investimento que será feito, um caminho alternativo pode ser uma tentativa de conscientização dos moradores para despertar uma mudança de hábito. A partir de dois argumentos centrais: a redução por cada condômino significa uma diminuição em valor real para todos e é uma postura mais ética diante dos recursos naturais, já que eles não são inesgotáveis. 

A Hidrauconex pode te ajudar a encontrar saídas e a melhor estratégia. Entre em nossa loja virtual e veja o que preparamos para você!

O artigo foi útil para você? Compartilhe o post com os seus amigos! Até a próxima!