Também chamado de “registro de água”, o hidrômetro é um equipamento muito importante para o funcionamento correto do sistema hidráulico de uma casa. Nesse artigo, iremos explicar o que é o hidrômetro e como ele funciona. Confira! 

O que é um hidrômetro? 

O hidrômetro é um instrumento responsável por medir o volume de água. Ele é usado pelas empresas de saneamento básico para medir o consumo de água dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. 

Quais são os tipos de modelos existentes? 

Existem diversos tipos de hidrômetros, cada modelo criado para atender uma determinada necessidade. Os modelos mais utilizados são: hidrômetro de velocidade (velocimétrico de turbina); hidrômetro volumétrico, hidrômetros úmidos e seco, e Hidrômetro mecânico e magnético. 

Como funciona? 

Hidrômetro de velocidade ou taqueométrico (velocimétrico de turbina): Dos hidrômetros de água, este é o mais utilizado.

A água passa por uma turbina através do hidrômetro que a movimenta e faz a hélice girar e registrar o movimento em um relógio, que indicará a quantidade de água que passou em litros ou metros cúbicos. Esse tipo de hidrômetro é separado em dois modelos:

Hidrômetro Unijato/Monojato: 

O hidrômetro tem a turbina acionada por um só jato de água, que  incide diretamente na turbina. 

Hidrômetro Multijato:

Neste modelo de medidor de vazão, o mecanismo interno é acionado por vários jatos de água que incidem tangencialmente na turbina. Os jatos formam pares de forças (uma incide pela direita no sentido AB e outra incide pela esquerda no sentido BA) que dão equilíbrio à turbina quando está em rotação.

Hidrômetro volumétrico:  Ao contrário do hidrômetro de velocidade, o hidrômetro volumétrico não possui uma turbina, mas um anel. 

A água preenche o recipiente e, quando atinge determinado volume, é levada para a saída. Utilizando-se da pressão para que haja a movimentação da água.

Como a entrada tem mais pressão do que a saída,  a água é “empurrada” para fora, enquanto o anel gira em torno de seu próprio eixo, gerando os movimentos necessários para ativar o relógio. 

Hidrômetros úmidos:

Os hidrômetros úmidos ficam mergulhados na água ( muito usado em piscinas). Enquanto no caso dos  hidrômetros secos, somente a turbina e a parte interna ficam em contato com a água (como é o caso dos hidrômetros usados em residências). 

Hidrômetros secos:

Hidrômetros secos têm placa separadora que tem como finalidade separar o medidor em duas partes: uma molhada e outra seca. Na parte submersa do medidor fica a turbina e, se for o caso, o trem redutor de velocidade, enquanto na parte seca, é montado o relógio. 

​​Hidrômetros mecânicos: 

O hidrômetro mecânico tem um sistema de transmissão que funciona como uma espécie de marcha que controla a velocidade da turbina e transmite a informação para o relógio. 

Hidrômetros magnéticos:

O hidrômetro magnético possui ímãs nas placas separadoras e, conforme a água passa na turbina e a gira, ele faz a transmissão dos movimentos girando também o imã acoplado ao mecanismo do relógio.

Qual a capacidade do hidrômetro?

Para saber a capacidade de um hidrômetro é necessário avaliar a vazão, ou seja, é preciso saber qual é o  volume de água que passa dentro dele.

Existem 3 vazões: mínima, máxima e nominal.

A vazão mínima é o volume mínimo de água que passa pelo hidrômetro para que ele comece a contar.  Se a vazão mínima for 30l/h o hidrômetro só vai registrar o volume acima de 30I/h.

A vazão máxima, refere-se ao volume máximo que o hidrômetro aguenta sem ser avariado. Logo, se ele recebe mais água que o seu limite, o hidrômetro pode ser danificado, além de ter sua leitura prejudicada. 

A vazão nominal corresponde a vazão correta de funcionamento do hidrômetro e representa metade da vazão máxima.

Diferenças entre hidrômetros residenciais e industriais

Os hidrômetros residenciais se diferem dos hidrômetros industriais em termos de formato e vazão, mas não em funcionalidade.

Os hidrômetros residenciais são menores que os hidrômetros industriais e comerciais e costumam ter vazão e tamanho menores que o industrial. Entretanto, a sua função é a mesma. 

Onde comprar? 

A Hidrauconex oferece as melhores opções de hidrômetros Além da alta qualidade eles também são muito resistentes à pressão.

Em nossa loja virtual, você encontra hidrômetros residenciais e poços artesianos, além de diversos modelos de hidrômetros especializados para o trabalho de irrigação.

Clique aqui e conheça o nosso catálogo.