Confundir caixa de inspeção com caixa de gordura é bem comum. Entretanto, embora sejam parecidas, possuem funções bem diferentes. Para esclarecer todas as dúvidas, trouxemos este artigo com o objetivo de explicar as principais diferenças e funcionalidades desses dois acessórios hidráulicos. Confira!

Para que o sistema hidráulico da casa funcione corretamente, é necessário conter acessórios hidráulicos que garantem a correta passagem da água e do esgoto pela tubulação, prevenindo entupimentos e odores em ambientes como cozinha e banheiro, esse é o caso das caixas de gordura e de inspeção. 

Caixa de gordura

Função da caixa de gordura

A caixa de gordura é um pequeno reservatório que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças. 

Importância da caixa de gordura

A caixa de gordura exerce uma função muito importante dentro do sistema hidráulico, pois, ela previne entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha, por isso são componentes de grande importância no sistema hidráulico. 

Como funciona

Dentro da caixa, fica armazenada um pouco de água que serve como um “filtro” da água gordurosa. Assim, o  líquido sujo que entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro, e uma vez que água e óleo não se misturam, toda gordura fica boiando, enquanto a água sai pelo lado oposto.

Vantagens da caixa de gordura

Além de evitar o entupimento da tubulação, a caixa de gordura também impede o retorno do mau cheiro pelos tubos de esgoto e a corrosão dos canos. Além disso, o escoamento fica mais rápido com a presença da caixa, já que, sem ela, a água precisa passar por tubulações repletas de gordura e resíduos.

Outra grande vantagem da caixa de gordura é o benefício que ela proporciona ao meio ambiente. Como os resíduos de cozinha ficam armazenados no cesto interno da caixa e não se juntam aos materiais da tubulação comum, eles também não são despejados na rede de esgoto.

Caixa de inspeção

Função da Caixa de Inspeção

A caixa de Inspeção é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Sua função é facilitar o acesso aos tubos quando há a necessidade de limpeza ou desentupimento.

Importância da caixa de inspeção

Essa caixa é importante para fazer com que os dejetos de cada cômodo sejam despejados separadamente. Trata-se de um elemento indispensável para evitar dor de cabeça na hora de desentupir o esgoto de uma casa.

Através dela é possível verificar se existe qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública, caso seja detectado qualquer tipo de entupimento, é possível realizar a manutenção da rede através dela.

Como funciona

As caixas de inspeção são instaladas de forma estratégica em vários pontos da rede de esgoto e sempre do lado externo do imóvel. Ela é adotada para facilitar a troca e evitar a presença de fortes odores próximo da casa.

Ela é utilizada nos cômodos que não têm gordura, como os banheiros e lavabos, por exemplo.

Na maioria das vezes, a caixa de inspeção fica a cerca de 25 metros uma da outra, quando se abre a tampa, se tem acesso a partes estratégicas da tubulação para poder fazer a limpeza, vendo se tem detritos ou pedaços de plantas.

Vantagens da caixa de inspeção

Os benefícios da caixa de inspeção são, a criação e manutenção de um ambiente mais limpo e sustentável. Em cada ponto onde há uma caixa de inspeção, o lugar se torna mais sanitizado, evitando problemas como contaminação, contatos com resíduos ou inalação de odores desagradáveis.

Além disso, a caixa de inspeção facilita o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução, e assim prosseguir sua utilização sem a necessidade de troca. 

Agora que já sabe mais sobre as diferenças entre a caixa de gordura e a caixa de inspeção, que tal entender mais sobre sistema hidráulico? Em nosso blog temos diversos artigos explicando várias dúvidas sobre esse tema. E caso você esteja precisando de algum acessório ou hidrômetro, você pode contar com a Hidrauconex. Em nossa loja oferecemos diversas soluções para o seu sistema hidráulico. Conheça os nossos produtos.