No momento de ir ao mercado, muitas pessoas possuem dúvidas em relação às especificidades de cada material. Dois em especial, podem confundir alguns clientes. Portanto, no artigo de hoje, você vai entender qual a principal diferença entre registro de pressão e registro de gaveta.

Trata-se de dois equipamentos necessários para controlar o fluxo ou bloquear a saída de água das instalações hidráulicas. Veja os principais detalhes!

O que é o registro de pressão?

O registro de pressão é aquele utilizado para abrir e fechar as torneiras e chuveiros da casa. Ele também tem o objetivo de controlar o fluxo de água que sai de cada um.

Para que esse controle seja efetivo, o registro de pressão é colocado justamente no local exato do abastecimento de água. Os materiais usados na fabricação do equipamento podem variar entre PVC, tubo de aço galvanizado, polipropileno reticulado, ligas metálicas ou cobre.

As principais características do registro de gaveta

O registro de gaveta também pode ser conhecido como registro geral. É aquele que fica localizado na parede e, de vez em quando, é utilizado para fechar a água, caso aconteça algum tipo de vazamento ou quando é necessário fazer algum conserto ou manutenção.

O registro de gaveta tem o objetivo de controlar o fluxo de água que vai da caixa d’água para toda a residência. E é justamente por isso que ele fica instalado na tubulação vertical, que leva a água até a sua casa.

A instalação deve ser feita próxima aos seus respectivos pontos de uso. Em síntese, cada circuito hidráulico precisa ter o seu próprio registro. Um exemplo: Se houver dois banheiros na casa, é indicado a instalação de, pelo menos, dois registros (um de pressão e outro de gaveta) para cada banheiro. O intuito é bloquear a saída da água do chuveiro, da torneira e do vaso.

O registro de esfera também é recomendado para as instalações em caixa d’água, pois a peça é resistente e, geralmente, feita do mesmo material dos tubos de conexão hidráulica da casa, que são de PVC.

Viu quais são as principais diferenças do registro de pressão e do registro de gaveta? Cada um possui uma característica peculiar. Cabe você ficar atento e fazer a escolha que melhor se encaixa dentro da sua necessidade.

Gostou? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos. Em breve, novas postagens! Enquanto isso, leia: Dicas de como substituir um reparo de registro!