Uma instalação hidráulica necessita muita atenção, afinal, ninguém quer quebrar as paredes o tempo todo para consertar vazamentos, certo? 

Antes de iniciar qualquer obra, é fundamental ter planejamento. Somente assim, você conseguirá definir todos os passos a serem dados, e concluir a sua obra sem se preocupar com prejuízos no futuro.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a não ter dor de cabeça com a instalação hidráulica da sua residência. Confira a seguir!

Verifique a pressão da água

A pressão da água deve ser a sua primeira preocupação após a instalação da caixa d’água. Se a pressão da água da rua for muito baixa, encher a caixa-d’água levará mais tempo e o desempenho no fluxo do chuveiro e das torneiras será comprometido. Por outro lado, se a pressão for alta demais, será necessário utilizar tubos mais largos e mais resistentes, assim como dedicar mais tempo ao emendar e vedar.

Leve em consideração os parâmetros de pressão máxima de água que cada equipamento e peça pode aguentar, indicados pelas embalagens, assim você evitar acidentes.  

Redobre a atenção ao fazer a rede de tubulação

A rede de tubulações da casa é a parte mais importante da instalação hidráulica, e por isso requer muita atenção. Afinal, ela é a responsável por conduzir a água para torneiras, descargas e afins.

Ao escolher os tubos e conexões, dê preferência ao mesmo fabricante para todas as peças. Isso impedirá que problemas com garantia, trocas e encaixes não ocorram.

Além disso, evite caminhos longos demais ou ramais em excesso, pois isso pode prejudicar o desempenho hidráulico dentro dos tubos.

Escolha peças de qualidade

A qualidade dos equipamentos também impactam na instalação hidráulica residencial. Por isso, adquirir peças como torneiras e descargas de boa qualidade é muito importante. 

Observe a resistência à pressão, veja se elas fecham e abrem com facilidade e se o fluxo de água é adequado de acordo com suas funções. Isso porque a funcionalidade também interfere no fluxo de água que será necessário.

Verifique se o declive do escoamento da água está correto

O sistema de esgoto tem seu escoamento realizado pela gravidade, por isso, os tubos instalados precisam ter um declive correto para o escoamento da água.  

Proteja as tubulações de esgoto

As tubulações de esgoto são muito frágeis, por isso precisam ser protegidas com todo cuidado antes do início da instalação hidráulica. Caso contrário o risco de quebra e vazamentos é grande.

É necessário que haja uma base de areia e, antes de fazer a cobertura, também é indicado que se cubra a tubulação com o material. Isso porque as tubulações da instalação hidráulica não aguentam cargas pesadas, e se não houver a vedação correta, elas podem quebrar facilmente.

Mas atenção! Não use pedras e terra para proteger os tubos, por causa dos resíduos. A terra só pode ser incluída na finalização, antes de começar a aplicação do concreto ou cimento.

Essas foram algumas dicas da Hidrauconex, para que você possa evitar dores de cabeça com a instalação hidráulica da sua casa. Em breve, iremos disponibilizar novos conteúdos em nosso blog. Caso precise de algum acessório para o sistema hidráulico da sua casa, entre em nossa loja virtual e conheça todos os produtos que temos disponíveis para você.