Alguma vez você já passou raiva porque precisou desentupir o encanamento de uma pia? Se a sua resposta foi sim, este artigo é para você. Se a sua resposta foi não, continue lendo porque sem dúvidas um dia, ele será de muita serventia para ti.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns cuidados necessários para prevenir o entupimento da pia e conservar o seu bom funcionamento. 

Além de receber dicas de como desentupir uma pia. Continue lendo! 

Como prevenir o entupimento do encanamento?

Nunca jogue óleo no ralo da pia: o óleo de cozinha é um dos principais fatores que favorecem o entupimento de uma pia. 

Ao jogá-lo pelo ralo, uma parte fica grudada nas paredes das tubulações e com o tempo, ele vai se acumulando até impedir a passagem da água pelos canos.

A melhor forma de evitar o entupimento da pia por gordura é, ao invés de ser jogado na pia, após utilizar o óleo de cozinha, armazenar as sobras em um recipiente e encaminhar para um ponto de coleta adequado e enviar à destinação correta.

Caso ainda assim, a pia entupir,  a melhor forma de desentupir é usar detergente e água fervente. Despeje uma quantidade generosa de detergente no ralo, ao redor do cano, e deixe agir por alguns minutos. Depois derrame 1 litro de água fervente no mesmo local.

Esse processo irá dissolver a gordura e abrindo a passagem da água. Esse processo pode ser realizado de 15 em 15 dias, forma de impedir que entupa novamente.

Jogue os restos de comida no lixo

Para que os resíduos de comida não desçam para o ralo e impeça a passagem, é necessário raspar os restos de comida no lixo e tirar a gordura com um papel. Vale lembrar que isso também ajuda a economizar água. Isso contribui para que os resíduos de comida e a gordura não desçam ralo.

Lugar de lixo é no lixo, então nada de jogar lixo na pia!

Pedaços de plástico e embalagens, pontas de caixa de leite, borra de café ou quaisquer outros resíduos, podem causar sérios entupimentos no encanamento na pia da cozinha. Por isso, faça o descarte correto e nunca jogue lixo na pia. 

Utilize peneira no ralo: 

Uma excelente maneira de impedir a passagem de resíduos e restos de comida para o encanamento é utilizando a peneira de ralo. 

Faça periodicamente uma limpeza no encanamento

Existem várias maneiras de fazer uma limpeza no encanamento eficiente. Uma delas é a descrita no início com água quente e detergente. Além disso, você pode utilizar o desentupidor tradicional e também cola – cola. 

Atenção: usar cabo de vassoura, barra de ferro ou outros objetos inadequados, no intuito de tentar desentupir a força. Isso pode danificar a tubulação, o que aumenta seu prejuízo. Além disso, não é indicado usar soda cáustica para desentupir cano com gordura, uma vez que a soda é um material corrosivo e embora não tenha força o suficiente para corroer os canos, ela consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura.

Contar com materiais de qualidade também faz toda a diferença. Em nossa loja, você encontra diversas opções de materiais hidráulicos de qualidade. Acesse nosso site e conheça nossos produtos.