Os acessórios hidráulicos são fundamentais para garantir o funcionamento perfeito do seu sistema de tubulação.

Para que não haja vazamento de água nas tubulações, por exemplo, é necessário a utilização de fita veda rosca.

Já as canoplas são utilizadas para fazer um acabamento mais preciso e bonito. Em síntese, elas tapam buracos e imperfeiçoes. Já os flexíveis são mangueiras que fazem a ligação da água no cano à caixa acoplada do vaso sanitário ou às torneiras.

Na introdução, você pôde notar que os acessórios hidráulicos podem ter diferentes perfis e funções. Durante o artigo iremos te apresentar as opções que estão disponíveis no mercado, para você que pensa em reformar ou construir.

Os principais acessórios hidráulicos

Material de fixação

Os materiais de fixação são úteis para a instalação de vasos sanitários, lavatórios, banheiras e bidês. Em suma, ficam responsáveis pela fixação efetiva das peças.

Além de serem encontrados em peças individuais, são achados em kits compostos por parafusos, canoplas e anel de vedação.

Tubos de ligação

Os tubos de ligação são responsáveis pelo transporte da água da descarga para o vaso sanitário. São instalados em locais onde a descarga encontra-se na parede.

Dessa forma, você consegue encontrar o produto nas versões ajustáveis ou simples. São disponíveis nos materiais de plástico, metal e plástico cromado.

Sifões

Os sifões são peças importantíssimas no sistema hidráulico de qualquer casa. A instalação acontece em pias, lavatórios e tanques. A finalidade é escoar a água utilizada nesses locais para a rede de esgoto.

Eles são encontrados de modo sanfonado ou com articulação. Além disso, com entrada única, dupla ou tripla. É fabricado em plástico com opções de acabamento cromado ou na cor branca e metal.

Válvulas de escoamento

A válvula de escoamento é encaixada no buraco da pia e possui diversos modelos, para a melhor adaptação.

Além das versões com canos longos ou curtos, ela pode ser encontrada em vários diâmetros e fabricadas com materiais distintos, como por exemplo, plástico, plástico cromado e metal.

Outros acessórios do sistema hidráulico

PVC para água fria

O tubo de PVC pode ser indicado para a condução de água fria, cuja temperatura alcance até 20ºC.

Caso opte pela tubulação de PVC soldável, é necessário usar adesivo e solução limpadora para fazer a junção das peças. Porém, não se esqueça de lixar as pontas dos tubos e o interior das conexões, até que o brilho da superfície desapareça.

PVC para esgoto

Como o próprio nome já diz, trata-se de um tipo de tubulação indicada para a coleta de esgoto. A subdivisão é feita entre a série normal e reforçada.

A segunda é indicada para situações em que exija maior resistência a esforços mecânicos, como tubos de queda e subcoletores.

Durante a leitura do texto você pôde notar que os acessórios hidráulicos podem ser divididos em diversos tipos. Cada um, com funções bem específicas.

Agora, cabe a você escolher qual melhor te atende no momento.

A Hidrauconex possui várias opções de acessórios hidráulicos. Entre em nossa loja e conheça todas elas!