Existem alguns problemas cotidianos que podem fazer com que a descarga estrague ou tenha um mau funcionamento. Por isso, é necessário aprender a identificar quais são esses problemas e como resolvê-los.
Pensando nisso, trouxemos este artigo para apresentar e explicar os problemas mais comuns que ocorrem com a descarga. Continue lendo!
Descarga não funciona, está disparada ou tem vazamento.
Como identificar o problema de forma simples?
Uma descarga, por mais que seja de qualidade, pode apresentar três falhas comuns em seu funcionamento. Ela pode simplesmente parar de funcionar, ficar disparando e jorrando água sem parar, ou, pode causar vazamentos no chão.
A notícia boa é que, para cada uma dessas falhas, há uma solução. Mas antes de tudo, é essencial identificar o problema. Veja como:
Como identificar um vazamento na descarga e consertar?
Água minando no chão: Quando a água começa a escorrer ou minar no chão, o problema geralmente está na bacia sanitária. Isso acontece devido ao mau encaixe dos parafusos que conectam a bacia ao piso, ou, devido ao desgaste do anel de vedação, responsável por ligar a bacia ao cano de esgoto.
Outro problema que pode ocorrer e consequentemente levar a um vazamento da descarga no chão é o tubo de ligação. Se os parafusos que conectam a caixa acoplada não estiverem bem vedados e apertados podem acabar fazendo com que a água escorra.
Como consertar: A primeira coisa a fazer é apertar os parafusos do vaso. Com o tempo de uso, esses parafusos podem se soltar e acabar provocando vazamentos.
Se isso não resolver o problema, cheque o tubo de ligação da caixa acoplada. Ele é responsável por conectar a bacia ao reservatório de água da descarga, e por ser feito de borracha, pode ficar desgastado e ressecado com o tempo. Se esse for o caso, é necessário trocá-lo.
Água vazando dentro da bacia: Na maioria das vezes, os vazamentos que ocorrem dentro da bacia, se dão por um fio de água escorrendo sem parar dentro da bacia. Esse problema é muito comum e ocorre devido ao desgaste natural das peças que compõem o mecanismo da caixa acoplada que atinge principalmente o tampão e o selo de vedação
O tampão abre e fecha toda a vez que a descarga é acionada, sendo responsável por levar a água para dentro da bacia. Mas, se por algum motivo, ela estiver desgastada, o acionamento pode ficar comprometido fazendo com que entre mais água do deveria.
Como consertar: Esse é um dos vazamentos mais comuns e é o principal responsável por causar um aumento significativo nas contas de águas, já que tende a consumir até 144 litros de água por dia. Por isso, o reparo deve ser feito imediatamente após a constatação do problema.
A solução nesse caso é trocar o tampão. Mas, antes disso, verifique se a alça da válvula não desregulada. Se ela estiver muito justa, o tampão não fecha completamente, permitindo que a água passe aos poucos.
Caixa acoplada não para de encher: Normalmente esse vazamento acontece por causa de um defeito no botão de acionamento da descarga ou por falta de regulagem na boia da caixa.
Como consertar: Se o problema for o botão da descarga, retire a tampa da caixa acoplada e desemperre o botão de acionamento. Depois coloque a tampa no lugar e teste para ver se o vazamento cessou.
Caso o problema esteja na boia, será necessário regular. Para fazer a regulagem, abra a tampa da caixa e localize os dois parafusos que ficam na haste da peça.
Com o tempo é natural que o parafuso solte e acabe desregulando o controle de água do reservatório. Por esse motivo, o ideal é que essa regulagem seja realizada continuamente, evitando novos vazamentos.
Caso precise fazer algum tipo de manutenção na descarga ou no sistema hidráulico da sua casa. Conte conosco!
Em nossa loja, oferecemos diversos produtos e acessórios hidráulicos com qualidade comprovada. Conheça nossos produtos.