Abaixo do solo, existem diversos reservatórios de água que podem ser utilizados com a devida documentação. Devido ao fato dessa água estar armazenada no subsolo, é necessário a construção de um poço artesiano, para poder ter acesso a esses reservatórios e conseguir utilizar essa água. 

Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa fazer para construir um poço artesiano. 

Poço artesiano, o que é? 

Poço artesiano é um poço tubular com grande profundidade feito no solo para extrair a água localizada no subsolo.

Ele é uma obra de engenharia e por isso, deve obedecer às normas 12212 e 12244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e ser regularizado por lei.

Existem dois tipos de poços, o poço artesiano e o semi artesiano. 

Diferença entre poço artesiano e semi artesiano

O poço artesiano, ou jorrante, é aquele que, uma vez perfurado, a pressão da água é suficiente para que ela suba à superfície e jorre de forma natural.

Esse tipo de poço são muito raros. E a maioria dos poços profundos precisam de um conjunto de bombeamento para captar água.

Quando o poço necessita da instalação de um conjunto de bombeamento para se extrair água dele, é classificado como poço semi artesiano. 

Geralmente eles costumam ter entre 20 e 60 metros.

Quais são as vantagens de construir um poço artesiano?

Veja abaixo algumas vantagens de construir um poço artesiano: 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA ININTERRUPTO: Devido ao fato dele fornecer água diretamente do subsolo, o poço artesiano fornece água ininterruptamente, assim você não precisa se preocupar caso venha faltar água em algum lugar. E dependendo de onde você esteja ou da época do ano, não será preciso racionar a água. 

Entretanto, é obrigatório instalar um hidrômetro no poço artesiano, para que seja calculado o volume de água corretamente e a conta seja gerada. 

QUALIDADE DA ÁGUA: Na grande maioria dos poços, a água encontrada é potável, de ótima qualidade e não precisa ser tratada quimicamente. Entretanto, é necessário realizar um teste de potabilidade antes de ingerir a água captada. 

VALORIZAÇÃO DO TERRENO: O terreno que tem um poço artesiano, garantindo o abastecimento contínuo de água, é mais valorizado em caso de venda. 

CAPTAÇÃO DE ÁGUA ECOLOGICAMENTE CORRETO: O poço artesiano é capaz de captar água de forma sustentável.  Se comparada com outros métodos de captação de água, o poço artesiano é uma solução que não coloca a natureza em risco, agredindo bem pouco o meio ambiente. 

O que é necessário para construir um poço artesiano?

Como dito no início desse artigo, o poço artesiano é uma obra de engenharia e por isso, deve obedecer às normas 12212 e 12244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e ser regularizado por lei.

Em alguns estados, é exigida a Outorga de direito de uso da água. Esse documento é fornecido pelo órgão estadual gestor do recurso hídrico e tem a validade pré determinada, mas pode ser renovado após seu vencimento. Além disso, é necessário que se faça um pedido de perfuração do poço, no mesmo órgão onde também será realizado o pedido de Outorga do uso de água.

Como perfurar um poço artesiano?

Primeiramente é necessário ter em mente, que a perfuração de um poço artesiano não pode ser realizada por qualquer pessoa

Somente um profissional com experiência é que presta esse tipo de serviço pode realizar essa tarefa. Uma vez que é necessário considerar questões como: características geológicas; natureza do solo; melhor local para perfurar e o método ideal de perfuração.

Após analisar todos esses fatores e definir o método de perfuração do poço artesiano, o profissional precisa seguir todas as orientações de segurança, e utilizar os equipamentos adequados para o serviço.

Estrutura para captação de água de poços artesianos

Ao realizar a perfuração do poço artesiano será necessário alguns materiais para captar e levar água até uma caixa d’água ou cisterna, como: pré-filtro; filtro; tubos cegos e motobomba. 

  • O pré-filtro é uma camada de areia especial que se coloca por todo o caminho do poço para evitar o contato da água com o solo.
  • O filtro é uma espécie de tubo todo perfurado que filtra a água que seguirá pelos tubos cegos até a superfície.
  • Os tubos cegos são tubos posicionados acima do lençol, e são o caminho da água para chegar na superfície. 
  • A motobomba é um equipamento que serve para bombear água de poços semi artesianos e artesianos.

Lembre-se que somente um profissional capacitado pode elaborar um projeto e executar a perfuração do poço.