Como fazer a hidráulica do banheiro

Se você está pensando em começar a construção da sua casa e não sabe como instalar a parte hidráulica do banheiro?  Continue lendo este artigo e veja tudo o que você precisa saber para fazer a instalação hidráulica do seu banheiro da maneira correta! 

O que é a instalação hidráulica?

A parte hidráulica de uma casa é um conjunto de sistemas responsáveis por captar, transportar e armazenar água em residências; podendo ser instalações de água fria, de esgoto, de água quente, instalações de água pluvial ou de combate a incêndios. 

O que é necessário para fazer a parte hidráulica do banheiro? 

Os materiais necessários para fazer a parte hidráulica do banheiro são:  Caixa d’água, tubulações e registros, tubos de esgotos e ralos, além de materiais de construção como areia, cimento e afins.

Como fazer a hidráulica do banheiro corretamente? 

Antes de tudo é fundamental que seja criado um planejamento para garantir que não ocorra nenhum problema futuro. Criando este planejamento será possível determinar qual será o posicionamento do chuveiro, pia, ralos e registros e os outros itens serão instalados.

Para isso, é necessário ter em mente que para realizar este tipo de projeto, é preciso contar com profissionais especializados, para que tudo seja realizado de acordo com as especificações determinadas pelas normas técnicas.

Confira abaixo detalhadamente o passo a passo: 

1 – Tubos e conexões: a primeira parte é fazer a instalação interna dos tubos e conexões.

2 – Faça a instalação da caixa d’água:

Para instalar a caixa d’água, é necessário primeiramente realizar a instalação do kit de cavalete que irá ligar o medidor de água até o local do hidrômetro da empresa que distribui o recurso. 

Após acomodar a caixa d’água no ponto mais alto da casa; conecte o cavalete e a caixa d’água e use o sistema de tubulação responsável por levar a água do hidrômetro até a caixa d’água.  

Instale a bóia de nível dentro da caixa d’água e o registro na saída de água da caixa, sem se esquecer de incluir uma saída para limpeza e um ladrão. 

Caso você for utilizar um vaso sanitário que utilize uma válvula hydra, será necessário que a caixa d’água tenha uma saída reservada para um cano com 1 e 1/2 polegada e outra para um cano de 3/4″ para o resto da casa. Vale ressaltar que a quantidade de saídas irá depender do projeto criado. 

3 – Verifique a pressão da água:

Essa deve ser uma das principais preocupações do profissional responsável por realizar a instalação hidráulica. Isso porque, se a pressão da água da rua for muito baixa, irá levar bem mais tempo até que a caixa-d’água fique cheia, comprometendo o desempenho do fluxo do chuveiro, além de problemas com aparelhos eletrodomésticos, que vão levar mais tempo para cumprir sua função. Caso a pressão seja alta demais, o instalador vai precisar escolher tubos mais largos e mais resistentes, além de levar mais tempo para emendar e vedar os itens. 

4- Tenha cuidado durante a instalação da parte hidráulica de toda a residência

Fazer a rede de tubulações de uma residência é um dos processos mais importantes e por isso deve ser realizado com muito cuidado. 

Para isso é necessário escolher materiais resistentes, de preferência que todos sejam do mesmo fabricante. Evite caminhos longos demais ou ramais em excesso, assim você conseguirá melhorar o desempenho dos tubos. 

Outro ponto importante a ser falado, é que todos os tubos, principalmente os do piso, devem ser instalados antes do acabamento (antes da instalação de pisos, porcelanatos e revestimentos para banheiro).

E não se esqueça de conectar esses tubos aos ralos sifonados que evitam a proliferação dos maus odores provenientes do esgoto que sai desse ambiente da casa. 

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e veja mais artigos como este.