Individualização de água

Conheça detalhes sobre a individualização de água em condomínios

Os condomínios possuem as suas particularidades. Cabe aos moradores se adaptarem às características do local.

Os síndicos e administradores também devem adotar métodos que facilitem o convívio entre os condôminos. Uma das alternativas é a individualização da cobrança.

Cobrar a água de maneira individual é a forma mais justa aos moradores. Cada unidade paga apenas pelo volume de água consumido. Isso permite cada um acompanhar efetivamente o seu gasto mensal.

O objetivo do artigo é mostrar detalhes a respeito da individualização de água em condomínios. Tomara que a sua dúvida seja sanada no decorrer do texto.

O que rege a legislação?

A Lei 13.312, sancionada em 2016 pelo então presidente da época, Michel Temer, rege que a partir de 2022 todos os novos condomínios no Brasil sejam entregues prontos para a medição individual da água.

Dessa forma, a individualização será garantia no futuro, assim como o consumo mais racional da água.

O processo de individualização começou a ser uma necessidade dos condomínios no início da década de 2000. Tanto na teoria, quanto na prática, é uma ideia mais justa e que agrega valor à unidade.

Dessa forma, cada morador fica responsável por pagar apenas o que foi consumido. Isso beneficia a maioria das unidades condominiais, sendo um diferencial para quem está comprando uma unidade no local.

Tipos de sistema de leitura individualizada em condomínios

Independentemente do modelo e do tipo de tecnologia escolhida, o condomínio terá que pagar por mês uma taxa de gestão de consumos individuais. No caso de sistemas mais modernos, o valor é reduzido. Nos que exigem uma medição local e apresentam mais necessidades de reparos, o valor é mais alto.

Conheça alguns tipos:

Sistema por radiofrequência

No sistema por radiofrequência, a medição feita nos hidrômetros de cada unidade é sem fio. Com isso, as informações de consumo de cada unidade são transmitidas para uma central através de uma radiofrequência.

A tecnologia é bastante segura e não necessita de instalações de cabos ou de obras. Logo, é um tipo de sistema recomendado para condomínios com várias prumadas. Ele também pode ser aplicado em condomínios novos e pré-equipados para a medição individualizada.

Sistema digital

Nele é instalado um hidrômetro para cada unidade, que fica localizado na entrada do apartamento. Os tipos de leitura podem ser variados. A realização da leitura do consumo é através de um sistema de computador e não exige a entrada de um funcionário para fazer recolhimento dos dados.

Sistema de leitura pulsada

Tanto os prédios novos, quanto os antigos, podem receber o sistema de leitura pulsada.

É realizada uma quebra de 15 cm por 25 cm para fazer a localização precisa da tubulação. Posteriormente, é instalado um hidrômetro com a saída pulsada. O equipamento faz o envio de um impulso elétrico para o painel, a cada litro de água consumido.

Além das opções em destaque, muitos condomínios ainda fazem a leitura visual em cada hidrômetro. Dessa forma, não utilizam sistemas para fazer a leitura.

Agora que você, síndico, está por dentro de detalhes sobre a individualização de água em condomínios, fique atento ao tipo de sistema que você quer e tome cuidado ao escolher e contratar a empresa que irá realizar a o serviço.

Saiba que a Hidrauconex pode te ajudar. Temos diversas opções de hidrômetros. Possuímos produtos em estoque. O envio é até 24 horas úteis. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp. O número é o (31) 9 8895-8309. Outras formas de contato:

Telefone: 3568-9125 / 3568-9213 E-mail para solicitação de orçamento: vendas@hidrauconex.com.br